Campinas sedia congresso de secretários de Saúde

30/03/2009

Autor: Cláudia Xavier

Com aprovação de cerca de 80% dos presentes, Campinas foi o município eleito para sediar, em 2010, o 24º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. A eleição ocorreu na última sexta-feira, 27 de março, em Guarulhos, durante a realização do 23º Congresso.

O evento é uma realização do Conselho de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo "Dr. Sebastião de Moraes" (COSEMS/SP), que tem por objetivo reunir os secretários municipais de Saúde e suas equipes de gestão para analisar o contexto e traçar as principais estratégias de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, além de possibilitar a troca de experiências entre os municípios.

Campinas disputou o pleito com o município de São Paulo. Os municípios de Itapetininga, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto também se candidataram mas não enviaram representantes, ficando, portanto, fora da disputa. Segundo o secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, há uma série de motivos que fazem da cidade uma boa alternativa para sediar o evento.

"Além do compromisso histórico de Campinas para com a implementação e fortalecimento do SUS, temos aqui serviços que são referência nacional na área, trabalhos de educação permanente, e tivemos também participação fundamental na elaboração da PPI - Programação Pactuada e Integrada de Vigilância da Saúde", diz o secretário.

De acordo com Saraiva, o fato de Campinas não sediar o Congresso desde 1997, e de ser um município onde Sebastião de Moraes (médico que dá nome ao Conselho) foi secretário municipal de Saúde, também a credenciam a sediar o evento. "Salientamos ainda a localização e acesso privilegiados, infra-estrutura completa para realização de congressos e eventos afins, além da rede hoteleira, de lazer e entretenimento de que dispomos", disse Saraiva.

Congresso

O 23º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que contou com a participação de 1,2 mil participantes, ocorreu entre os dias 24 e 27 de março, em Guarulhos, e teve como tema "Regionalização Solidária e Pacto pela Saúde: o protagonismo dos municípios".

Entre os temas tratados durante o evento estão "O SUS como Direito – Marcos Históricos, avanços e Desafios – Gestão e Financiamento", "O fortalecimento das regiões de Saúde: Plano Estadual de Saúde, Pacto de Gestão Regional, Atenção Básica e Rede de Atenção à Saúde", "Apresentação da Agenda do Gestor e Proposta Bipartite de Apoio Permanente aos Gestores Municipais", "Linhas de crédito e programas de auxílio a municípios e hospitais filantrópicos", entre outros.