Saúde discute últimos detalhes sobre a campanha contra a gripe pandêmica

05/03/2010

Autor: Denize Assis

Mais de duzentos gestores de saúde, coordenadores e outros representantes das unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde participaram de encontro nesta quinta-feira, dia 4 de março, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) para acertar últimos detalhes da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) no município.

Durante o evento, organizado pela Vigilância em Saúde de Campinas, os profissionais se inteiraram sobre a campanha, seu objetivo, etapas, população-alvo, parcerias e esclareceram dúvidas.

“Com a colaboração de toda nossa rede de saúde, temos tranqüilidade para conduzir esta campanha com segurança e clareza de maneira que a vacina de fato chegue a quem realmente precisa, que são os grupos que vão atuar no combate à pandemia e as populações com maior risco de complicações e morte. O Brasil, particularmente Campinas, possui elevada capacidade técnica para enfrentar o problema, incluindo ações de prevenção, abordagem clínica e disponibilidade de medicamentos”, afirmou a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas durante o encontro. Ela destacou ainda a experiência brasileira na realização de grandes campanhas de vacinação, por meio do Programa Nacional de Imunização.

Participaram do encontro a diretora Municipal, Maria Cecília Brandt Piovesan, o diretor da Atenção Básica, Roberto Farias Mardem, a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena de Gouveia Vilela, a diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, Sílvia Carmona e diretores dos Distritos de Saúde e das Vigilâncias em Saúde distritais. A aula foi ministrada pela enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, coordenadora da campanha em Campinas.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe pandêmica começa no próximo dia 8 de março e vai até 7 de maio, sendo dividida em cinco etapas, que acontecerão antes do início do inverno no País, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

O objetivo da vacinação não é evitar a transmissão do vírus, que já está presente em 212 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. O Ministério da Saúde tem vacina disponível para 91 milhões de pessoas. Em Campinas, a meta é imunizar 540 mil.

Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico, definidos com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, em critérios epidemiológicos da primeira onda da gripe pandêmica no Brasil, em 2009; e em acordo com sociedades científicas, entidades de classe e representantes dos estados e municípios.

Mobilização social

A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A(H1N1) começou a ser veiculada em todo o país nesta quinta-feira, 4 de março, e vai até o dia 14 de março. Em dois filmes diferentes, o ator Marco Nanini esclarece a população sobre o calendário da estratégia de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários para a vacinação.

Na internet, as pessoas poderão optar por serem avisadas, via e-mail, da data de vacinação de cada um dos grupos prioritários. Na página do Ministério da Saúde, o internauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. O cadastro via e-mail estará disponível a partir de 8 de março.

Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

No período entre 15 de março e 21 de maio, será veiculada a terceira fase da campanha, com peças específicas convocando os diferentes públicos para a imunização contra gripe pandêmica.

Veja abaixo os grupos prioritários e o cronograma de vacinação:

Grupos Prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia 08/03 a 19/03
Indígenas

Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04
Doentes crônicos – vejalista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.) 22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 02/04
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO

De 22 de março a 2 de abril

  • Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
  • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
  • Asmáticos (formas graves);
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
  • Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
  • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
  • Diabetes mellitus;
  • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
  • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
  • Doença hematológica (hemoglobinopatias);
  • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
  • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
  • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

MEDIDAS DE HIGIENE E ORIENTAÇÕES EM CASO DE SUSPEITA DE GRIPE

  • Lavar as mãos com freqüência e sempre que tossir ou espirrar
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procure o médico mais próximo e não tome medicamento por conta própria.

Volta ao índice de notícias