Saúde interdita pet shop que exercia atividade irregular

05/03/2010

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte interditou na manhã desta sexta-feira, dia 5 de março, o pet shop ‘Cãobeleiro’ que atuava como clínica veterinária na rua Salvador Penteado, 479, no Bonfim, região Norte de Campinas.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Norte, Celi Vendramini Munhoz, o estabelecimento não possuía licença de funcionamento e, apesar de se intitular pet shop, exercia atividade de clínica veterinária. Além disso, apresentava condições sanitárias precárias.

A Secretaria de Saúde orienta que a população, ao acessar estes serviços, solicite a licença de funcionamento da Vigilância em Saúde ao proprietário ou seu representante, porque isto garante que o local tem estrutura física e condições higiênico-sanitárias adequadas para a atividade.

Segundo a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, existe diferença de estrutura entre pet shop, consultório, clínica veterinária e hospital veterinário. “Um pet shop não pode oferecer atendimento médico veterinário. Não é permitida a atividade de clínica veterinária em um espaço que só tem condições de consultório e, para que o estabelecimento tenha consultório, é necessário estar licenciado”, informa.

A regulamentação para estes estabelecimentos está prevista na norma técnica especial aprovada pelo decreto estadual 40.400/1995. Segundo Tosca, a pessoa que acessa um serviço desta natureza em condições inadequadas pode colocar em risco a saúde do seu animal.

Volta ao índice de notícias