Pré-conferências de Saúde Mental reúne bom público nos distritos

12/03/2010

Autor: Marco Aurélio Pereira Capitão

Com sua Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada na última quinta-feira, 11, no Sindicato dos Médicos, no Botafogo, o Distrito de Saúde Norte encerrou o ciclo de pré-conferências distritais que começou no dia 2 de março com representantes do Distrito Leste. As pré-conferências foram realizadas em todos os distritos, como uma maneira de qualificar as discussões em torno dos temas da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas, marcada para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2010, na PUC II, na Avenida John Boyd Dunlop, no Auditório Monsenhor Emílio José Salim.

Maria de Lourdes Leme Saldini (Deca), apoiadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), explicou que as pré-conferências de saúde mental nos distritos surpreenderam pela participação expressiva de usuários do serviço de saúde mental, familiares, trabalhadores e gestores. Segundo Deca, cerca de seiscentas pessoas participam das pré-conferências nos cinco distritos de saúde. Ela informou que em todos os encontros as discussões abordaram eixos como intersetorialidade, integralidade e participação social na saúde mental.

A primeira Pré-Conferência, no Distrito Leste, foi realizada no dia 2 de março, no Sindicato dos Contabilistas, no Guanabara e teve a participação de cerca de 150 pessoas. “Esse interesse pelas pré-conferências mostra que a comunidade está com a atenção voltada para a questão da saúde mental em Campinas e que essa Conferência, em abril, é de vital importância para a melhora desse serviço, que já é referência nacional”, disse a apoiadora.

O Distrito Noroeste realizou seu encontro na dia 3, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco e, conforme explicou Deca, o entusiasmo foi o mesmo, com mais de cem participantes. A Pré-Conferência do Distrito de Saúde Sudoeste, com cerca de 120 participantes, ocorreu dia 6 de março, na EMEF Corrêa de Melo, no Parque Universitário. No local foram montadas barracas de artesanato com café da manhã cedido pelo pessoal do Projeto Geração de Renda. O último encontro distrital preparatório para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas reuniu o pessoal do Distrito de Saúde Norte no último dia 11, no Sindicato dos Médicos, no Botafogo, também com mais de cem pessoas.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas terá como tema “A Integração da Saúde Mental na Saúde Coletiva” e como título “A Saúde Mental é de Todos”. Também foram definidos os três eixos básicos que nortearão os trabalhos: A Saúde Mental e a Integralidade da Atenção em Rede, Saúde Mental e Intersetorialidade e, por fim, Gestão, Processo de Trabalho e Controle Social.