Nova vacina, contra o pneumococo, estará disponível a partir de 2ª-feira na rede pública

18/03/2010

Autor: Denize Assis

Uma nova vacina será incluída, a partir de segunda-feira, dia 22 de março, no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde de todo País: a pneumocócica 10-valente. Isto significa que ela estará disponível também em todos os centros de saúde de Campinas. Esta vacina previne contra sinusites, otites, pneumonias e meningites causadas pela bactéria pneumococo.

Neste primeiro momento, para aproveitar a oportunidade da vacinação contra a gripe A (H1N1), ela será aplicada em todas as crianças com idade entre seis meses e 2 anos. Em Campinas, a expectativa é vacinar aproximadamente 21,9 mil crianças. A partir de maio serão incluídas também as crianças abaixo de seis meses e, em 2011, ela fará parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano.

A inclusão da vacina é um grande avanço para a saúde pública brasileira. O pneumococo é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no Brasil. Entre 2000 e 2008, manteve-se a média anual de 1.250 casos de meningite pneumocócica e de 370 óbitos por ano. Em Campinas, em 2009, foram registrados 17 casos desta doença. Deste total, 8 pessoas morreram e, destas, duas tinham menos de 1 ano. O pneumococo também é o principal agente causador de pneumonias em todas as faixas etárias.

“A doença pneumocócica invasiva, principalmente a meningite pneumocócica, é a de maior incidência em crianças até dois anos de idade. Nesta faixa etária, aproximadamente 60% dos casos diagnosticados evoluem para óbito e, dos pacientes que sobrevivem, metade evolui com seqüelas incapacitantes. Daí a importância da vacinação anti-pneumocócica”, afirma a médica Maria de Fátima Ortolano, pediatra coordenadora do Ambulatório de Pneumologia Infantil da Puc-Campinas.

Capacitação. Para capacitar a rede pública municipal de Saúde sobre a nova vacina, a Vigilância em Saúde de Campinas mobilizou nesta quinta-feira, 18 de março, mais de 250 profissionais de saúde entre médicos pediatras, profissionais da área de enfermagem e equipes das Vigilâncias em Saúde Distritais.

As equipes estiveram reunidas na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, de manhã e à tarde, em duas turmas, com o mesmo conteúdo. Na ocasião, a médica Maria de Fátima Ortolano, pediatra coordenadora do Ambulatório de Pneumologia Infantil da Puc-Campinas, deu uma aula sobre doença pneumocócica invasiva, meningite e pneumonia grave pelo pneumococo. Abordou ainda outras formas de meningite que fazem diagnóstico diferencial com pneumococo e falou sobre o impacto de vacinas no controle das doenças bacterianas e virais, como a caxumba.

Ainda no evento, a enfermeira sanitarista Maria Alice Satto, enfermeira sanitarista da Vigilância em Saúde de Campinas, proferiu palestra para esclarecer sobre a vacina, faixa etária, estratégias e outras informações mais específicas para as equipes das salas de vacina.

Calendário Básico. Com a introdução da vacina anti-pneumocócica, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde passará a ter 12 tipos de vacinas para proteger contra 18 doenças (veja quadro abaixo). Além disso, a oferta total do PNI, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas (nacionais e importadas). O número é 30% maior que em 2002, quando eram oferecidos 18 tipos. O crescimento deve-se principalmente ao investimento do País para desenvolver novas vacinas e ao aumento da capacidade de produção nos últimos anos.

Para se ter idéia, o investimento brasileiro em pesquisas para o desenvolvimento e aprimoramento de vacinas aumentou mais de 1.216% em cinco anos. Em 2003, o governo federal investiu R$ 1,6 bilhão em estudos na área. Esse número saltou para R$ 21 bilhões em 2008. São recursos do Ministério da Saúde, com contrapartida de órgãos do governo de fomento à pesquisa – como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), UNESCO e fundações estaduais de apoio à pesquisa.

Novo Calendário Básico de Vacinação depois da inclusão da pneumocócica 10-valente:

1. BCG (contra tuberculose)

2. Vacina contra hepatite B

3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche)

4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B )

5. DT (dupla adulto – contra difteria e tétano)

6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B)

7. Vacina contra poliomielite

8. Vacina contra rotavírus

9. Vacina contra febre amarela

10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo)

11. Vacina contra Influenza (gripe)

12. Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia)

ESQUEMA BÁSICO DE VACINAÇÃO
Pneumocócica 10-valente
Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança.
Para os primeiros dois meses da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

Volta ao índice de notícias