Segunda etapa da vacinação contra gripe começa nesta segunda, dia 22

19/03/2010

Autor: Denize Assis

Somente mulheres grávidas, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos serão imunizados nesta etapa, que termina em 2 de abril. Demais grupos devem aguardar novas convocatórias

A segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica (H1N1) começa na segunda segunda-feira, dia 22 de março. Durante duas semanas, até 2 de abril, gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos serão imunizadas. O público-alvo é estimado em 14.597 grávidas, 21.896 crianças e 74.111 crônicos.

Para tomar a vacina, as pessoas destes grupos devem ir ao Centro de Saúde de referência para o seu bairro. A dose é gratuita. Aos doentes crônicos não será solicitado comprovante. A Secretaria de Saúde conta com a colaboração de toda comunidade para alcançar o objetivo da campanha que é proteger os grupos mais frágeis e aqueles têm maior risco de adoecer e morrer.

Na primeira etapa, que começou dia 8 de março e termina nesta sexta-feira, 19, o público alvo era constituído pelos trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe.

Em Campinas, esta população foi estimada em 31.093. Um balanço parcial da Vigilância em Saúde, até a última terça-feira, apontava que 16.042 profissionais de saúde foram vacinados.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 é nacional e será por etapas (veja cronograma abaixo), em datas distintas. Cada uma das fases estará voltada a um público específico. A expectativa é imunizar pelo menos 540 mil campineiros durante toda a estratégia. Em todo País, serão mais de 91 milhões de pessoas. As etapas da vacinação terminam antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, a vacina é uma das formas de prevenir a gripe pandêmica e vai permitir que o País enfrente com mais tranqüilidade a próxima onda pandêmica. “No entanto, é fundamental que as pessoas mantenham as medidas de higiene pessoal para evitar a infecção pelo vírus”, afirma o secretário.

MEDIDAS DE HIGIENE E ORIENTAÇÕES EM CASO DE SUSPEITA DE GRIPE:

  • Lavar as mãos com freqüência e sempre que tossir ou espirrar
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procure o médico mais próximo e não tome medicamento por conta própria.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Grupos Prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia 08/03 a 19/03
Indígenas

Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04
Doentes crônicos – vejalista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.) 22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 02/04
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

ALGUMAS DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO

Os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações

Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril

  • Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
  • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
  • Asmáticos (formas graves);
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
  • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
  • Diabetes mellitus;
  • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
  • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
  • Doença hematológica (hemoglobinopatias);
  • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
  • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
  • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Volta ao índice de notícias