Saúde promove bloqueio contra a raiva no Centro de Campinas

24/03/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove esta semana bloqueio de foco de raiva na rua Barão de Jaguara, Centro da cidade. A ação está sendo desencadeada porque no local foi confirmado um caso positivo da doença em morcego insetívoro. O animal foi encontrado caído em um estabelecimento comercial.

O exame foi processado pelo Instituto Pasteur, referência para este agravo no Estado de São Paulo, e o resultado enviado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas no dia 22 de março.

Durante o bloqueio, as equipes visitam endereços nos quarteirões próximos ao local, num raio de 500 metros do caso. As atividades têm como principal ênfase a educação em saúde, informação e mobilização social. Os trabalhos são desenvolvidos em conjunto pelas equipes do Centro de Saúde Centro, da Vigilância em Saúde Leste e do Centro de Controle de Zoonoses.

Este é o terceiro caso de raiva em morcego este ano em Campinas. As outras duas ocorrências foram em Barão Geraldo, região Norte, e São Conrado, região Leste. Em 2009, foram confirmados seis casos da doença em morcego no município.

Segundo o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ, durante o trabalho de bloqueio é fundamental promover a educação em saúde, utilizando todas as formas possíveis de divulgar, entre a população, informações sobre a raiva, cuidados a serem adotados ao encontrar morcegos e o risco que estes animais representam na cadeia de transmissão da doença.

Além disso, segundo o Ricardo, é necessário divulgar a importância de manter gatos e cães vacinados, uma vez que, se estes bichos não estiverem protegidos, aumenta muito o risco de serem registrados casos em outros animais e em humanos.

Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

A Secretaria de Saúde reforça que é importante que a população se empenhe para vacinar os gatos. A ênfase vale tanto para as ações de bloqueio como para as campanhas de vacinação. Os gatos são caçadores naturais, além de serem curiosos e brincalhões, por isso estão mais sujeitos a terem contato com um morcego doente, se infectarem e passarem a ser transmissores da raiva para as pessoas e para outros animais.

A raiva é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem, e não tem cura. Este ano a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos em Campinas acontece dias 18 e 19, 25 e 26 de setembro.

Volta ao índice de notícias