Laboratório Municipal é premiado no Dia da Tuberculose por se destacar no diagnóstico da doença

25/03/2010

Autor: Denize Assis

Nesta quarta-feira, 24 de março, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, o Laboratório Municipal de Patologia Clínica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas recebeu um prêmio por se destacar entre os laboratórios que mais realizaram diagnóstico da doença no Estado de São Paulo em 2009.

A premiação aconteceu no Auditório Luiz Musolino, em São Paulo, durante evento da Secretaria de Estado da Saúde que reuniu profissionais dos Grupos de Vigilâncias Epidemiológicas Estaduais, das Secretarias Municipais de Saúde e de Laboratórios Públicos para marcar o Dia de Luta contra a doença.

“Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho de qualidade do Programa de Tuberculose de Campinas, pelo compromisso dos profissionais do Laboratório Municipal e é um incentivo para todas as equipes, inclusive as dos serviços de saúde que pensam em tuberculose, suspeitam e colhem amostras para os exames” diz Claudenilza Muterle Logato Cunha, analista clínica do Laboratório Municipal de Campinas.

Para a coordenadora do laboratório, a médica patologista clínica e sanitarista Regina Cássia Simões Salles, o prêmio reforça a condição do laboratório como um dos serviços que tem contribuído para a qualidade da assistência e construção do SUS Campinas. “É um serviço que alia competência técnica com ética e humanização”, afirma.

Homenagem.

Nesta quinta-feira, dia 25 de março, Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, vai haver premiação também no Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) de Campinas.

O evento acontece às 13h30 e vai homenagear os usuários que nos dois últimos anos foram diagnosticados e obtiveram êxito no tratamento da doença. Também serão homenageados integrantes da equipe e parceiros que contribuíram para o trabalho.

“O objetivo é incentivar as boas práticas de adesão tanto para a equipe do centro quanto para os usuários e demonstrar a quem está começando o tratamento que é possível se manter saudável e ter qualidade de vida”, afirma a médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora municipal do Programa de DST/Aids de Campinas.

O evento também terá apresentação musical e será encerrada com um lanche.

Sobre a doença.

A tuberculose é um grave problema de saúde pública no Mundo. No Brasil, a doença é a 4ª causa de mortes por doenças infecciosas e a 1ª em pacientes com Aids. É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. O paciente deve procurar o Centro de Saúde se apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se tiver também febre e emagrecimento.

Na unidade de saúde será colhida a amostra de escarro que é enviada para o Laboratório Municipal para a baciloscopia. Os exames e o tratamento são gratuitos.

Situação epidemiológica.

De acordo com o último relatório divulgado pela Vigilância em Saúde de Campinas, em números absolutos, Campinas registrou 292 novos casos da doença em 2008. Deste total, 36% receberam tratamento supervisonado – quando o profissional de saúde vê o paciente tomar a medicação ou em casa ou no serviço de saúde -, sendo que neste grupo a cura foi de 84% enquanto que a taxa de cura do total de pacientes foi de 74%. A taxa de abandono do tratamento está em 9%.