PAM da Saúde do Trabalhar começou nesta terça-feira, 1º de março

01/03/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Cerca de 80 trabalhadores da área de saúde de Campinas e de outros oito municípios da região participam nesta terça-feira e nos próximos dias 3 e 10 de março, em Campinas, dos trabalhos do Plano de Ações e Metas da Saúde do Trabalhador (PAM-ST) para os anos de 2011 e 2012. Os encontros deste dia 1º e do dia 3 de março serão realizados no Hotel Nacional, das 8h30 às 17h30. No dia 10 o evento acontece na sede do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), das 8h30 às 12h30.

O PAM-ST, conforme explica Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal da Saúde do Trabalhador, objetiva estabelecer ações e metas, com o respectivo investimento necessário, que orientem os rumos da saúde do trabalhador no SUS Campinas de forma clara nos próximos anos.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende envolver gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS em uma discussão que auxilie no planejamento e na formulação de novas propostas que ampliem as políticas de saúde do trabalhador”, afirma Andréa.

Nos três dias do PAM-ST serão colocados na pauta de discussões temas como Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER – DORT), transtorno mental, acidente de trabalho grave e fatal, notificação dos agravos da saúde do trabalhador no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), intoxicação exógena (risco químico) e amianto/sílica.

“Esses temas serão discutidos para a proposição de ações individuais ou coletivas voltadas para assistência, vigilância, gestão, controle social e atividades educativas. Em outras palavras, nossa proposta é promover a saúde do trabalhador com vistas às suas condições de trabalho. O desafio – complementa Andréa – é garantir que essas ações sejam executadas nos diversos níveis do SUS. Precisamos mostrar que o trabalho é um fator de risco e que o papel da saúde pública é reduzir esses índices”.

A coordenadora informa que o PAM-ST terá a participação de representantes de outros municípios, como Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré e Valinhos, além de Campinas. Andréa lembra que a implementação das ações em saúde do trabalhador no âmbito do SUS é um cumprimento ao artigo 200 da Constituição Federal e ao artigo 6° da Lei Orgânica da Saúde.

O Hotel Nacional In fica na Av. Benedicto Campos, 35, no Jardim do Trevo. O Cerest está localizado na Rua Prefeito Faria Lima, 680, no Parque Itália. Maiores informações pelo telefone (19) 3272-1292.

Volta ao índice de notícias