Samu estará presente na Avenida do Samba nos cinco dias de folia

01/03/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Mais uma vez, nos cinco dias de folia do Carnaval 2010, a Secretaria de Saúde de Campinas vai mobilizar equipes do Samu/192 na Avenida do Samba (Avenida Magalhães Teixeira, na saída do Túnel Joá Penteado). Mais de trinta profissionais – divididos em grupos com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, motorista-socorrista, apoio de rádio-operação e equipe de coordenação - vão atuar em turnos em um Posto Médico Avançado instalado na Avenida do Samba.

O médico socorrista José Roberto Hansen, coordenador do Samu Campinas, explica que a Avenida do Samba vai contar com uma estrutura de 150 metros quadrados que vai funcionar como um ‘Pronto-Socorro’, em condições de atender a todos os casos de urgência.

“Qualquer tipo de casos urgentes como pequenos ferimentos, escoriações, entorses, até uma parada cardíaca temos condições de prestar atendimento”, explicou Hansen. Segundo ele, o pequeno pronto-socorro contará com desfibriladores, respiradores, talas, medicamentos e demais equipamentos para socorrer urgências.

O médico socorrista complementa que a equipe com cerca de trinta profissionais terá o suporte de sete ambulâncias divididas em uma viatura de suporte avançado, quatro viaturas de suporte básico e duas motolâncias. Para atender a população na Avenida do Samba a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará, diariamente, quatro médicos, dois enfermeiros, doze técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um gerenciador de frota e mais cinco profissionais de apoio logístico.

De acordo com o esquema montado pelo Samu, uma viatura permanecerá na concentração dos carnavalescos, uma na dispersão e as demais ficarão incumbidas de fazer o apoio de urgência.

José Roberto Hansen esclarece que as principais ocorrências na Avenida do Samba envolvem pessoas que abusam do álcool e de outras drogas. “O ambiente de carnaval é propício para esse tipo de ocorrência como hipoglicemia, coma alcoólico,convulsões, hipertensão e intoxicações por drogas entre outras”, adverte o médico. Ele ainda esclarece que no caso de menores de idade atendidos por alcoolismo será solicitada a presença dos pais ou responsáveis.

Volta ao índice de notícias