Clínica Humânitas e Secretaria de Saúde realizam atividades no Dia Mundial do Rim

09/03/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Na próxima quinta-feira, dia 10, data em que é comemorado o Dia Mundial do Rim, a Clínica Humânitas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SMS), promove a partir das 9h, no Largo do Rosário, em Campinas, uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais.

Na praça, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais vão estar à disposição dos transeuntes para aferição de pressão arterial, exames de urina, creatinina, anamnese e testes de diabetes. Serão atendidas as demandas espontâneas e eventuais casos encaminhados pelos Centros de Saúde.

Desde 2007, a Clínica Humânitas, com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), desenvolve esse tipo de atividade voltada à conscientização. O médico nefrologista, José Marcelo Morelli, diretor da Clínica Humânitas, informa que o tema da campanha deste ano é "Proteja seus rins, salve seu coração". Segundo ele, essa mesma ação será desenvolvida, simultaneamente, em mais de cem países.

Morelli esclarece que o tema da campanha reflete a preocupação dos nefrologistas e cardiologistas com a relação das doenças renais com a saúde do. “Essas anormalidades renais estão diretamente associadas com o aumento no risco de complicações cardiovasculares e morte cardiovascular prematura”, destaca.

No Brasil, de acordo com dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que mais dez milhões de pessoas tenham problemas renais em diferentes estágios de evolução e a maior parte delas desconhece estar doente. Segundo a SBN, cerca de 80 mil pessoas fazem hemodiálise no Brasil. “O que mais preocupa é que a pessoa pode ter a doença renal, não apresentar sinais ou sintomas que o alertem para o problema e só vir a descobrir numa fase muito avançada, quando as alterações são irreversíveis”, adverte o Marcelo Morelli.

“É uma doença silenciosa nos seus estágios iniciais. Quando aparecem os primeiros sintomas o paciente já está com cinquenta por cento do funcionamento dos rins comprometidos. A doença é inoxoravelmente progressiva se não for diagnosticada e o tratamento não for iniciado”, pontua o nefrologista. Segundo Marcelo Morelli, o Ministério da Saúde tem um gasto anual de R$ 2 bilhões com o custeio do tratamento da doença. Esclarece, ainda, que o custo global na próxima década vai chegar na casa do trilhão de dólares.

O tratamento especializado nas suas fases de diagnóstico precoce, como explica o médico, pode evitar a progressão da doença renal e, consequentemente, a diálise, o transplante e as mortes prematuras.

Prevenção

De acordo com as dicas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), algumas medidas simples podem prevenir o aparecimento de doenças renais, entre elas controlar a dieta e evitar o excesso de sal, proteína de origem animal e gorduras. A SBN também aconselha o combate à obesidade, fazer exercícios regularmente, não fumar, além de controlar a pressão arterial e o diabetes.

Outras dicas para escapar das doenças renais, segundo a SBN, passam pelo uso adequado de medicamentos, pelo cuidado com remédios que agridam os rins, pela verificação periódica de proteinúria, dosagem de creatinina no sangue e, por fim, pela consulta regular ao clínico e nefrologista.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.

Volta ao índice de notícias