Florence I recebe arrastão contra dengue nesta terça-feira, 15 de março

15/03/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste e do Centro de Saúde Florence, promove nesta terça-feira, dia 15 de março, arrastão contra a dengue no Jardim Florence I, na região noroeste do município. No local foram confirmados quatro casos da doença e há outras três notificações suspeitas que aguardam resultados de exames laboratoriais.

A ação vai contar com 25 pessoas entre agentes e supervisores de controle ambiental e agentes comunitários de saúde. As atividades incluem remoção e inviabilização de criadouros do mosquito da dengue, busca ativa de casos suspeitos e medidas de informação, comunicação e mobilização social. Os moradores foram informados antecipadamente para colocarem na calçada criadouros para serem recolhidos pelo caminhão de coleta.

A previsão é visitar 500 imóveis entre endereços residenciais, pequenos comércios, ferros velhos e recicladores. Também está programado para o bairro bloqueio químico contra a doença, em data ainda a ser divulgada.

Segundo a supervisora de controle ambiental Denize Rodrigues de Souza, da Visa Noroeste, os criadouros mais comuns na comunidade do Florence I estão dentro das casas ou nos quintais, como vasos de planta, potes, latas, garrafas e outros. Segundo Denize, o combate à dengue exige a participação de toda comunidade. O poder público pode e deve fazer sua parte, mas cada cidadão precisa cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro.

“Uma das armas mais eficazes no combate ao mosquito transmissor da doença é evitar água parada. Neste período do ano, as chuvas frequentes e as altas temperaturas exigem mais atenção”, afirma Denize.

Situação da doença.

No acumulado do ano, até dia 14 de março, foram confirmados 213 casos de pessoas que adoeceram com dengue em Campinas. Entre os casos confirmados, há cinco de dengue com complicação e dois da forma hemorrágica. Todos foram curados.

No último boletim, divulgado em 25 de fevereiro, eram 101. Isso não significa que todos os casos ocorreram nas últimas duas semanas. São ocorrências que se referem a pessoas que tiveram exames confirmados neste período, mas que não necessariamente adoeceram nas últimas semanas.

Volta ao índice de notícias