Centros de Saúde Anchieta e São Quirino promovem atividades para marcar Mês da Mulher

16/03/2011

Autor: Denize Assis

Para marcar o Mês da Mulher, o Centro de Saúde (CS) Anchieta, na região norte de Campinas, e o CS São Quirino, na leste, promovem esta semana uma série de ações voltadas para a população feminina.

No CS Anchieta, nesta quinta-feira, dia 17 de março, às 15h30, acontece palestra sobre anticoncepcionais. O evento é direcionado à população em idade fértil e está aberto inclusive aos homens. Na sexta-feira, 18, serão promovidas palestras sobre menopausa, às 7h30 e às 9h30, dirigidas às mulheres acima de 40 anos.

As atividades no CS Anchieta tiveram início no dia 9 de março com um projeto-piloto de esterilização definitiva. Vinte e duas pessoas participaram de palestras, realizaram exames e foram encaminhadas para seguir com procedimento de laqueadura ou vasectomia na Policlínica II, no ambulatório de Planejamento Familiar.

No dia 10, aconteceu palestra para gestantes a partir de 34 semanas e foram abordados sinais do último mês de gravidez e do parto, cuidados necessários com o recém-nascido e a mamãe e o momento de procurar o hospital.

Do dia 14 até esta quarta-feira, dia 16, foram realizadas atividades de coleta de Papanicolau. Ao todo 68 mulheres colheram coletaram amostras para o exame.

Segundo a médica Regina Lages, ginecologista-obstetra do CS Anchieta, o Papanicolau previne o câncer de colo de útero e aponta disfunções hormonais e infecções. O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano.

“A adesão da comunidade às atividades foi muito boa”, avalia Regina Lages. De acordo com ela, este tipo de ação é importante porque reforça o vínculo com a população e atrai até aqueles que costumam frequentar a unidade de saúde apenas num momento de quadro agudo.

“Sempre tem quem traz a vizinha, uma amiga. Até a avozinha aceita vir numa campanha de prevenção. A equipe aproveita a ocasião para olhar a carteira de vacinas, marcar consulta com clínico geral para uma pessoa idosa ou um exame de mamografia. O intuito é que a pessoa adquira o hábito de cuidar da saúde como um todo”, diz Regina.

O CS Anchieta promove todos os anos eventos para marcar o mês da mulher, cada ocasião com atividades diferentes. Já houve edições sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST e Aids, com atividades teatrais entre outras.

As ações tiveram a participação de toda equipe do CS Anchieta. O CS Padre Anchieta fica na avenida Papa João Paulo II, s/nº, na Vila Padre Anchieta.

CS São Quirino. No CS São Quirino, nesta quinta-feira, dia 17 de março, das 8h às 12h, acontece o ‘Cuidando da sua beleza’, com ofertas de cortes de cabelo e outras ações da escola Embeleze. Também será promovido o ‘Cuidando da sua Saúde’, que inclui exames de prevenção do câncer de mama, do câncer de colo de útero e das DST/Aids. A unidade vai estar enfeitada e as mulheres com exames de Papanicolau em dia vão receber brindes. Toda equipe da unidade vai estar envolvida nas atividades.

O CS São Quirino fica na avenida Diogo Alvares, 1.450, Parque São Quirino.

Volta ao índice de notícias