Ações na praça marcam Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose em Campinas

23/03/2011

Autor: Denize Assis

Nesta quinta-feira, 24 de março, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde de Campinas promove, das 9h às 17h, ações de informação, educação e mobilização social sobre doença na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas, e no Terminal Campo Grande, na região Noroeste da cidade. Além disso, até sexta-feira, todos os centros de saúde vão ressaltar o tema nas suas ações de rotina. O objetivo da data é chamar a atenção e envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade.

A tuberculose é um grave problema de saúde pública no mundo, declarada como emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a doença é a 4ª causa de mortes por doenças infecciosas e a 1ª em pacientes com Aids. Em Campinas, são registrados, em média, 300 casos ao ano.

As ações na praça e no terminal terão como principal foco a identificação dos sintomas e cura da doença. Outro empenho das equipes que, apesar de ocorrer durante o ano todo, ganha fôlego nesta semana é a busca de sintomáticos respiratórios, ou seja das pessoas com tosse prolongada, por mais de três semanas.

Durante as atividades, serão distribuídos folhetos com informações sobre a doença, que tem cura. As pessoas serão orientadas sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode ser feito no Centro de Saúde (CS). A unidade deve ser procurada se a pessoa apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se for acompanhada de febre e emagrecimento. Na CS, o cidadão poderá colher a amostra de escarro para baciloscopia, exame que confirma a doença. Os exames e o tratamento são gratuitos. O tratamento dura no mínimo seis meses e não pode ser abandonado pelo paciente de forma alguma.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando a pessoa tosse, fala ou espirra.

A Secretaria de Saúde de Campinas também vai participar nesta quinta-feira, dia 24, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, de seminário do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE) pelo dia Mundial contra a Tuberculose. No evento, Campinas vai concorrer entre os municípios que melhor elaboraram Boletins Epidemiológicos com a situação da Tuberculose.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria Alice Satto, do Programa Municipal de Tuberculose, embora o número de doentes e a mortalidade por tuberculose venham apresentando tendência de declínio, descobrir, tratar e curar os casos ainda se constitui num enorme desafio.

“Em Campinas são cerca de 300 casos novos por ano e temos conseguido reduzir o abandono e aumentar o número de pessoas em tratamento supervisionado, aquele em que o profissional de saúde acompanha de perto o cidadão inclusive na tomada da medicação. Isto reflete numa possibilidade maior de cura”, diz Maria Alice.

Segundo a sanitarista, de 2009 para 2010, a taxa de abandono caiu para 7%. “O objetivo é atingir menos de 5%. Outro desafio é melhorar a busca de sintomáticos respiratórios, o que reflete no diagnóstico precoce”, afirma.

Dia Mundial. O Dia Mundial da TB foi lançado em 1982, pela OMS e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

No Brasil, a Portaria GM/MS Nº 2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março. O dia 17 de Novembro também é referenciado para TB como data de mobilização nacional, estadual e local.