Saúde promove bloqueio químico em 2 mil imóveis nas regiões leste, sudoeste e sul nestes dias 31 de março e 1º de abril

29/03/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio das Vigilâncias em Saúde (Visas) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove entre esta quinta-feira, dia 31 de março, e sexta-feira, 1º de abril, bloqueio químico contra a dengue nos bairros Ponte Preta, na região leste; Jardim Novo Campos Elíseos, na sudoeste; Nova América e Paranapanema, na sul. A expectativa é visitar cerca de 2 mil imóveis. Mais de 110 profissionais vão estar envolvidos nos trabalhos.

A nebulização visa interromper a transmissão da doença. Nos dias que antecedem o bloqueio, as equipes que atuam no controle da dengue vão de casa em casa para informar os moradores sobre como preparar a residência para a ação. Além disso, são promovidos arrastões de criadouros do mosquito, para deixar a área adequada para ser trabalhada e melhorar a eficácia do inseticida.

Em todas estas localidades, num primeiro balanço divulgado nas primeiras horas desta quinta-feira, as equipes se depararam com uma pendência em torno de 40%, o que significa que, a cada 100 casas visitadas, 40 não puderam ser trabalhadas porque estavam fechadas ou porque o morador se recusou a atender as equipes. No sábado, dia 2 de abril, as equipes devem voltar aos quarteirões nebulizados com o intuito de reduzir a pendência.

Situação da doença. A Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas divulgou novos números da dengue em 2011 esta semana. Até o último dia 29 de março, 429 pessoas adoeceram com dengue no município. Entre estes casos, quatro foram de dengue com complicações e três da forma hemorrágica. Não houve mortes. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. No entanto, mesmo nesta condição, os cuidados preventivos devem ser mantidos e intensificados para evitar novos registros da doença.

A região Noroeste concentra 126 casos. Em seguida, constam a Sul, com 96, Norte, com 74, Sudoeste, com 69 e leste, com 64.

Volta ao índice de notícias