Campinas sedia oficina do Mercosul para regular produtos hemoderivados

29/03/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Com a presença de representantes dos cinco países do Mercosul, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, foi aberta na manhã de ontem em Campinas, no Hotel Mercure, no centro da cidade, a “Oficina para Promoção do Intercâmbio de Experiências e Apresentação das Realidades em Sangue e Hemoderivados. O secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, fez parte da Mesa de Abertura do evento, que se estende até o dia 1º de abril.

A Oficina também contou com a participação de Christoph Rèrat, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Guilherme Genovez, coordenador nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano , diretor-presidente da Anvisa, Ana Maria Padilha, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marcelo Addas de Carvalho, diretor da Divisão de Hemoterápicos do Hemocentro de Campinas e João Baccara, gerente do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (Sinasan) e coordenador dessa oficina que acontece em Campinas.

O secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, na abertura do evento, destacou a importância desse intercâmbio para assegurar a qualidade dos produtos hemoderivados de sangue. “Oficinas como esta que acontece em Campinas são importantes para fortalecer a capacidade regulatória dos países que fazem parte do Mercosul. Afinal, produtos hemoderivados sem qualidade podem trazer muitos riscos aos pacientes”, frisou.

Kerr saraiva ainda colocou que é um orgulho para campinas sediar uma oficina dessa magnitude, com a presença de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde, do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Organização Mundial da Saúde (OMS), para discutir políticas de saúde voltadas para os países do Mercosul. “Felizmente nessa área Campinas também é referência e detém um controle de qualidade de primeiro mundo e tem todos os méritos para sediar essa oficina”, finalizou.

João Baccara explica que esse encontro objetiva fortalecer a capacidade regulatória na área de sangue, hemoderivados e hemocomponentes no âmbito do Mercosul. “As questões centrais desta oficina serão as boas práticas de produção na área da hemoterapia, além dos marcos regulatórios que dará visibilidade às ações da Anvisa para os países do Mercosul”. Disse Baccara.

Volta ao índice de notícias