Centros de Saúde promovem atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher

07/03/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta quinta feira, 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Saúde (CS) Centro, realiza uma série de atividades em alusão à data a partir das 9h, no salão do Sindicato da Construção Civil, Rua Barão de Jaguara, 704, ao lado da unidade de saúde, que fica na área de abrangência do Distrito Leste de Saúde.

Renata Capello, coordenadora do Centro de Saúde, explica que as atividades serão dirigidas a trabalhadores de saúde e a toda a população usuária que reside na região leste de Campinas, calculada em cerca de 70 mil pessoas. O CS Centro conta com 80 funcionários e atende cerca de 800 pessoas por dia.

Conforme conta Renata, as atividades desta quinta-feira começam com a prática do Chi Gong, como forma de aquecimento. Renata lembra que os exercícios de Chi Gong já acontecem todas as sextas-feiras, no pátio do Centro de Saúde, das 9h às 10h, com a supervisão da enfermeira Iraci Jesus Neri.

Está programada no local, ainda, uma roda de conversa sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outros temas relativos à saúde da mulher, com a participação de uma equipe do Centro de Referência de DST/AIDS. O Centro de Saúde promove, também nesta quinta-feira, um plantão para coleta de exames de papanicolau, preventivo de câncer de colo de útero.

Na sexta, dia 9, os profissionais de saúde da unidade convidam as mulheres para o Grupo de Nutrição que acontece toda sexta-feira às 8h, com a supervisão da nutricionista Patrícia de Oliveira Souza. Segundo Renata, haverá distribuição de material informativo, brindes e flores para as participantes. Nas demais unidades do Distrito Leste haverá palestras educativas.

Dentro da Programação para celebrar a data, na manhã deste sábado, dia 10, acontece o Ato das Mulheres de Campinas, com a realização de uma marcha que sairá da Catedral Metropolitana e subirá a Rua 13 de Maio até a Estação Cultura. No local será vendido um kit composto de uma camiseta e um lenço ao preço de R$ 15,00. Esse evento terá o apoio da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Assistência e Cidadania.

Na manhã desta quinta-feira, dia 8, no Ambulatório Médico da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas), todas as mulheres da Ceasa estão convidadas a participar de atividades como exercícios para diminuir o estresse, melhorar a saúde da pele e emagrecer, orientação sobre a importância do sono na saúde e degustação de alimentos saudáveis.

Também nesta quinta-feira, no CS Santa Bárbara, a partir das 8h, haverá coleta de exames laboratoriais. Às 9h acontece coleta de papanicolau e, até as 16h, serão dadas orientações sobre câncer de colo de útero, câncer de mama, planejamento familiar, hipertensão, diabetes, vida saudável, cálculo de índice de massa corpórea, DST/ Aids e saúde bucal. Serão feitos exames para as principais patologias que acometemk as mulheres e avaliação de risco.

No Santa Bárbara, no período da tarde haverá Oficina de Artesanato, Decoupage e Pacht colagem. Durante a manhã haverá bazar e práticas de Lian Gong, com a professora Anna Letícia.

Também nesta quinta-feira, o Centro de Saúde Anchieta promove atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Das 14h às 17h, na Associação de Moradores do Núcleo Residencial 7 de Setembro, haverá o Chá da Tarde com as Mulheres, com o tema “A Participação das Mulheres Construindo sua Comunidade”. A Mesa Redonda terá

participação de líderes comunitários e representantes das Promotoras Legais Populares.

O Centro de Saúde estará fazendo o acolhimento das participantes, orientando-as sobre sua saúde e como buscar assistência nos centros de saúde Anchieta e Rosália, conforme os bairros de moradia das participantes.

Na sexta-feira, dia 9, das 8h30 às 12h, no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Avenida Cardeal Agnello Rossi, s/n, acontece o Evento Intersetorial “Mulheres fazendo História”. A Roda de Conversa vai ter foco na mulher trabalhadora. Haverá, ainda, oficinas de beleza com momento de relaxamento e dinâmicas com os filhos das mulheres participantes.

Livro.

A Programação pelo Dia da Mulher inclui, ainda, o lançamento lançado do livro Saúde da População Negra - HIV/AIDS - Pesquisas e Práticas, organizado por Aparecida do Carmo Miranda Campos, Celso Ribeiro de Almeida e Francisco Hideo Aoki.

O evento acontece em 21 de março, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial , das 14h às 17h, no 3º andar do Anfiteatro do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Noroeste.

Nas Unidades Básicas de Saúde do distrito Noroeste também estão programadas atividades alusivas à Mulher. Serão colocados cartazes informativos nos Centros de Saúde Florence, Floresta, Campina Grande, Pedro de Aquino (Balão do Laranja) e Rossim.

No CS Ipaussurama, haverá exibição de filmes e café da manhã para funcionárias. No CS Integração estão programados café da manhã para usuários e Dia da Beleza. No CS Perseu, haverá bingo na Igreja Bom Pastor e oferta de coleta de exames para prevenção de colo de útero. Os CS Santa Rosa e Satélite Íris contarão com a Sala da Mulher onde serão oferecidos cuidados estéticos.

SMCC.

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) irá comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, com a realização de três palestras educativas sobre saúde da mulher, voltadas ao público leigo. A SMCC fica na rua Delfino Cintra, 63, no Centro da cidade.

De acordo com a programação, as palestras serão proferidas na seguinte ordem: 11h – Enxaqueca e a alimentação correta para quem sofre deste mal, com a dra. Jerusa Alecrim Andrade; 15h – Cuidados com a pele durante o verão, com a dra. Luciana Takata Pontes; 17h – Prevenção de doenças para a mulher após os 40 anos, com o dr. Carlos Augusto Reis Oliveira.

No período entre 10h e 17h desta quinta-feira, alunos de medicina voluntários irão disponibilizar, gratuitamente, exames de pressão arterial e de vista para as mulheres. A participação nas palestras é gratuita, mas as interessadas devem se inscrever antecipadamente na Secretaria da SMCC. Informações pelo telefone (19) 3231-2811.

Histórico.

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, está fortemente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem às mulheres.

Volta ao índice de notícias