Missa e atividades de mobilização no Centro marcam Dia Mundial do Rim

07/03/2012

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

Para marcar o Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de março, a Clínica Humânitas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diocese da Campinas, promove uma série de atividades com o objetivo de mobilizar a população acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal crônica e da necessidade do tratamento especializado multiprofissional. O tema da campanha de 2012 é Rins em defesa da vida.

A programação será aberta ainda hoje, dia 7, à 18 horas, com uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas. Durante a homilia, o médico nefrologista José Marcelo Morelli, da Clínica Humânitas, vai falar durante 10 minutos sobre a questão.

Amanhã, a partir das 14h30, no Largo do Rosário, no Centro da cidade, equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais vão estar à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre esta doença que atinge milhares de brasileiros e se constitui como importante problema de saúde pública.

No Brasil, de acordo com dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que mais dez milhões de pessoas tenham problemas renais em diferentes estágios de evolução e a maior parte delas desconhece estar doente. Segundo a SBN, mais de 91 mil pessoas fazem hemodiálise no Brasil, sendo 85% dos tratamentos pelo SUS.

Também serão disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, exames de urina tipo 1, testes de diabetes e, no caso da pessoa ter histórico dirigido para os riscos de doença renal, será colhida amostra para exame de creatinina (para avaliação da função renal). Serão atendidas as demandas espontâneas e eventuais casos encaminhados pelos Centros de Saúde. À noite, a Catedral Metropolitana vai ser iluminada com luzes vermelhas, azuis e amarelas, que são as cores da campanha.

Parceria.

Desde 2007, a Clínica Humânitas, com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e a Sociedade Internacional de Nefrologia e a parceria da Secretaria de Saúde de Campinas, desenvolve atividades de educação, informação e mobilização social para marcar a ocasião. Este ano, a Diocese de Campinas aproveitou a Campanha da Fraternidade, que trata do tema saúde, e encampou a luta.

De acordo com Marcelo Morelli, um dos desafios quanto ao combate à doença renal é fazer o diagnóstico precoce e tratamento. Ele informa que pelo menos 50% das pessoas com doença renal só descobrem o agravo numa fase muito avançada, quando as alterações são irreversíveis.

“É uma doença silenciosa nos seus estágios iniciais. Quando aparecem os primeiros sintomas o paciente já está comprometido. A doença é inexoravelmente progressiva se não for diagnosticada e o tratamento não for iniciado”, pontua o nefrologista.

Segundo Marcelo Morelli, o Ministério da Saúde tem um gasto anual de R$ 2 bilhões com o custeio do tratamento da doença. Esclarece, ainda, que o custo global na próxima década vai chegar à casa do trilhão de dólares.

O tratamento especializado nas suas fases de diagnóstico precoce, como explica o médico, pode evitar a progressão da doença renal e, consequentemente, a diálise, o transplante e as mortes prematuras.

Prevenção

De acordo com as dicas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), algumas medidas podem prevenir o aparecimento de doenças renais, entre elas controlar a dieta e evitar o excesso de sal, proteína de origem animal e gorduras. A SBN também aconselha o combate à obesidade, fazer exercícios regularmente, não fumar, além de controlar a pressão arterial e o diabetes.

Outras dicas para escapar das doenças renais, segundo a SBN, passam pelo uso adequado de medicamentos, pelo cuidado com remédios que agridam os rins, pela verificação periódica de proteinúria, dosagem de creatinina no sangue e, por fim, pela consulta regular ao clínico e nefrologista.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.