Secretaria de Saúde e SPDM definem termos para liberar recursos para o Hospital Ouro Verde

13/03/2012

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

“Foi uma reunião bastante proveitosa e os dois grupos, tanto o da Secretaria de Saúde como o da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), continuarão empenhados para que o Hospital Ouro Verde possa ampliar sua capacidade em, até 80%, o mais rápido possível”. Assim o secretário Municipal de Saúde de Campinas, Fernando Brandão resumiu o encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 12, em seu gabinete, entre representantes da SPDM e da Secretaria da Saúde.

As partes sentaram para discutir a finalização de um novo termo aditivo para que recursos da ordem de cerca de R$ 15 milhões, já repassados do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde (FMS), possam ser empregados na operacionalidade do Hospital Municipal Ouro Verde. Nessa reunião também foi discutida a auditoria externa que apontou os pontos a serem corrigidos na cogestão do hospital pela Prefeitura/SPDM.

“Essa auditoria, que foi solicitada pela Secretaria de Saúde, por sugestão do Conselho Municipal de Saúde (CMS), solicitou alguns documentos de ambas as partes, mas nada que possa impedir o novo aditivo. Também discutimos os termos da dívida que a Prefeitura tem com a SPDM e a maneira consensual que ela possa ser quitada. Tudo isso vai ser resolvido até o início da próxima semana”, disse Brandão.

Segundo o secretário, o aporte destes recursos vai possibilitar que o hospital possa ampliar sua capacidade de atendimento para 80% a 90%, beneficiando a população como um todo.

“Isto vai ter repercussões importantes, já que a medida permite ampliar o atendimento e garantir maior acesso médico-hospitalar para a população de Campinas, além de qualificar o sistema de Urgência como um todo já que o CHOV atua integrado com os outros hospitais públicos do município”, afirma Brandão.

O secretário fez questão de ressaltar que, enquanto isso, a Comissão de Remunicipalização do Hospital Ouro Verde continua trabalhando para chegar a um modelo de gestão para a instituição. O Hospital Ouro Verde foi inaugurado em junho de 2008 para funcionar como referência para cerca de 400 mil pessoas, moradoras na região Sudoeste, Noroeste e Sul do município, que constituem uma população quase que depende quase que exclusivamente da saúde pública.

Participaram da reunião desta segunda-feira, além do secretário Fernando Brandão, o diretor técnico do Hospital, Gustavo Guth, o superintendente das entidades filiadas à SPDM, Nacime Mansur, a diretora de enfermagem do hospital, Kátia Cezário, o diretor do Núcleo de Prestação de Contas do FMS, Anésio Corat Júnior e a diretora da Departamento de Gestão e Diretrizes Orçamentárias, Ivanilde Ribeiro.

Atualmente, o Hospital Ouro Verde está credenciado para atuar com 145 leitos, sendo 30 de UTI. A média de atendimento do Pronto-Socorro é de 18 mil por mês. São realizadas 9 mil consultas ambulatoriais por mês, 350 procedimentos cirúrgicos e 27 mil procedimentos de exames de especialidades.