Gestores, trabalhadores e conselheiros buscam solução conjunta para prevenir situações de violência no CS Vila União

14/03/2012

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde vai buscar uma solução conjunta com o Conselho Local de Saúde do Centro de Saúde (CS) Dr. José Roberto Miccoli, da Vila União, com trabalhadores da unidade e seus representantes e com o Conselho Gestor do Distrito de Saúde Sudoeste para prevenir situações de violência. De imediato, a ronda policial foi reforçada.

Nesta quinta-feira, 14 de março, um ladrão roubou o carro de um médico que chegava para trabalhar. O bandido estava armado, mas ninguém ficou ferido. A unidade conta com alarme. O equipamento não foi acionado porque o fato aconteceu fora do prédio, no estacionamento. A ocorrência foi registrada no 6º Distrito Policial.

O compromisso de buscar uma solução foi firmado pelo diretor municipal de Saúde Édison Silveira que esteve no Centro de Saúde para ouvir as reivindicações dos trabalhadores e dos conselheiros.

Participaram do encontro na Vila União, além de Édson Silveira, a coordenadora da unidade, Andréia Nicioli Dias da Silva, a coordenadora do Distrito de Saúde Sudoeste, Deise Fregni Hadich, a apoiadora do Departamento de Saúde da Prefeitura, Rosa Brasilina Simões, o conselheiro municipal de saúde, Ademar José de Oliveira (Palhinha), a conselheira local de saúde, Neusa Nascimento e o representante do Sindicato dos Servidores, João das Graças Silva, além dos demais funcionários do CS.

Como providência imediata, o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, entrou em contato com a Guarda Municipal que comprometeu-se a reforçar a ronda policial na unidade de saúde. A Secretaria de Saúde e os trabalhadores da Vila União voltam a conversar no início de abril para tratar do assunto e avaliar as providências.

A Secretaria de Saúde informou que, além do reforço na ronda, vai solicitar o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos para manutenção do entorno da unidade com estratégias como a poda de árvores e a roçagem do mato. Também será promovida uma revisão na iluminação fora do CS.

Atendimento.

Nesta quarta-feira, o atendimento do CS Vila União foi interrompido de manhã. No período da tarde a unidade atendeu apenas os casos de urgência e deve voltar ao normal nesta quinta-feira, conforme ficou acordado com o diretor de saúde Édison Silveira.

O CS Vila União desenvolve uma série de projetos nos bairros de sua abrangência, que compõem uma região de vulnerabilidade social em Campinas. As iniciativas são desenvolvidas por meio de três equipes do Programa de Saúde da Família, que levam assistência até a casa das pessoas, e de outros programas, alguns, inclusive, envolvem outras secretariais municipais e atuam com o objetivo de promover a Cultura de Paz. Dessa forma, a Secretaria contribui para o desenvolvimento humano e social dos moradores do entorno, procurando gerar alternativas que melhorem a qualidade de vida.

Mais sobre o Vila União.

O CS Vila União é referência para uma população estimada em 16 mil habitantes, sendo 90% desta população totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realiza cerca de trezentos atendimentos por dia. O CS Vila União fica na Rua José Lourenço de Sá, 60, na Vila União e funciona das 7h às 18h.