Saúde fecha PA Centro e realoca equipes para outros serviços de urgência

20/03/2012

Autor: Denize Assis e Marco Capitão

A partir de segunda-feira, 19 de março, o Pronto-Atendimento do centro da cidade (PA Centro), localizado na Rua Barreto Leme, 1.550, será fechado. Seus 140 funcionários serão remanejados para postos estratégicos no SAMU/192 e nos PAs São José, Anchieta e Campo Grande, localizados nas regiões Sul, Norte e Noroeste, respectivamente. A desativação dessa unidade de urgência é estratégica e provisória até que os problemas enfrentados com a urgência a emergência estejam solucionados.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, afirmou que a medida é estratégica porque visa, também, solucionar de imediato a falta de recursos humanos nas demais unidades de urgência do município, principalmente nos PAs São José, na região Sul, e Anchieta, na Norte.

“Vivemos uma situação importante na área de urgência, principalmente pela falta de médicos nas unidades mais periféricas. Então, resolvemos adotar esta medida estratégica. Temos cerca de trinta médicos no PA Centro que vão ser realocados para as outras unidades”, afirmou Brandão.

Segundo o secretário, esta decisão não é a mais confortável para os pacientes, nem para os funcionários. “Não queríamos adotar medida drástica, mais esta é a alternativa que, neste momento, temos à mão”, disse.

O prédio que abriga o PA é tombado pelo Patrimônio Histórico e apresenta uma série de deficiências em virtude do uso contínuo. Reformas paliativas não são suficientes para sanar os problemas, além do fato que as reformas são limitadas por conta do tombamento. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde providenciará as reformas necessárias no prédio até que a situação da urgência e emergência esteja solucionada.

As adequações já vinham sendo solicitadas pela Vigilância em Saúde do município e foram ratificadas nesta quinta-feira pela equipe da Vigilância Sanitária depois de uma nova vistoria, a pedido do secretário.

A desativação começa nesta sexta-feira, dia 16, e será gradativa até se completar na segunda-feira, dia 19. Até lá, uma equipe estará na entrada da unidade para orientar pacientes e o Samu/192 vai abrir um canal prioritário para a unidade. Pacientes que necessitem de atendimento de urgência devem procurar as unidades mais próximas de suas residências.

A decisão pelo fechamento do PA Centro foi adotada em acordo com a gestão da unidade e comunicada ao Conselho Municipal de Saúde, ao Sindicato dos Trabalhadores e à Irmandade Santa Casa de Misericórdia, proprietária do prédio. Além disso, a medida foi adotada após reunião com a coordenação técnica da Urgência do município, que já providenciou para que o sistema como um todo esteja organizado para receber a demanda.

O PA Centro conta com 140 funcionários, funciona 24 horas, realiza uma média de 300 atendimentos diários e oferece cobertura para 100 mil pessoas adultas das regiões Leste e Centro da cidade.