Parceria entre 'Mário Gatti' e Distrito Sul vai reduzir internações

05/03/2013

A rede municipal de saúde em Campinas vai reforçar a qualificação dos cuidados aos agravos crônicos em pacientes, com o ganho adicional da redução das internações hospitalares e do tempo das internações. O passo principal é a confirmação da manutenção da parceria entre o Hospital Municipal "Doutor Mário Gatti" e o Distrito de Saúde Sul, para a execução do sistema de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSPA), surgida durante uma oficina entre gestores e funcionários da saúde, na manha desta terça-feira, dia 5 de março.

"A parceria e execução do ICSAP são fundamentais para o processo de controle das doenças crônicas e melhor qualidade de vida dos pacientes", disse o presidente do "Mario Gatti", Arthur Sarti.

Atualmente, o ICSAP é um dos indicadores de acesso à atenção de qualidade propostos para os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Faz parte da rede básica do Ministério da Saúde e foi implantado oficialmente em Campinas no ano passado.

O objetivo principal do projeto e da parceria firmada entre o hospital e o Distrito Sul é a qualificação do cuidado oferecido pela rede de serviços, buscando a garantia de acesso e continuidade do tratamento medico, por meio de mecanismos de integração entre os serviços responsáveis pela atenção às doenças crônicas sem risco de transmissão.

Com a implantação do ICSAP, pacientes portadores de pneumonias, asma, doenças pulmonares em geral, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças cerebrovasculares e diabetes melitus, que são atendidos na rede básica de saúde no Distrito Sul e "Mario Gatti", são monitorados por meio de avaliações de risco semanais, quinzenais e mensais.

Na prática, pacientes com doenças crônicas atendidos no "Mario Gatti" apresentam histórico de atendimento também nos centros de saúde do Distrito Sul. Com a implantação do projeto de internações por condições sensíveis à atenção primaria com foco na qualificação do cuidado em rede, eles passam a ser acompanhado num processo de corresponsabilização entre todos agentes de saúde envolvidos.

Congresso

Durante a reunião, que ocorreu no próprio Hospital "Mario Gatti", entre gestores e servidores, foram estabelecidas novas metas para ampliação do atendimento em rede. Entre as novas estratégias sugeridas estão a sistematização do envio do relatório eletrônico de alta HMMG para todas as unidades do Distrito Sul; a utilização do skype/ Telesaúde como ferramentas alternativas, e o envolvimento das residências médica, odonto e multiprofissional como forma de ampliar a adesão interna do HMMG com participação dos residentes.

O Distrito de Saúde Sul compreende 16 centros de saúde e o Pronto-Socorro São José. Para a coordenadora do distrito, Valéria Romero, o ICSAP despertou um "encantamento" nos gestores e trabalhadores da saúde, promovendo e facilitando a integração entre o hospital "Mário Gatti" e o Distrito Sul, garantindo um serviço básico de qualidade. " Nosso grande desafio é ampliar e manter qualificado o atendimento, por meio do envolvimento coletivo", resumiu.

O projeto ICSAP, executado em parceria entre o "Mario Gatti" e Distrito de Saúde Sul, vai ser apresentado como experiência exitosa de Campinas durante o congresso de secretários de saúde do estado de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 6, em São Bernardo do Campo.

Edson Malvesi, apoiador institucional do Distrito Sul, e Renata Gigante, do serviço de Hospital de Ensino do "Mario Gatti", serão responsáveis por apresentar a experiência do ICSAP para os participantes.