CSs terão ações especiais para o Dia Internacional da Mulher

07/03/2013

Autor: -

Em comemoração ao Dia Internação de Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, a Secretária de Saúde preparou diversas atividades que valorizam os cuidados com a mulher. O dia será marcado por mutirão de coletas de exames, orientações sobre DSTs e dicas de beleza.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher de Campinas, Helena Maria de Aguiar Godoy, a data serve para que a mulher reflita, se valorize, fortaleça sua autoestima e se apodere dos cuidados preventivos com a sua saúde.

“Precisamos sensibilizar a mulher sobre alguns cuidados, como fazer o exame Papanicolaou, olhar a mama, fazer mamografia, tudo para a detecção precoce de doenças, que aumentam as possibilidades de cura. Elas precisam buscar informações sobre métodos contraceptivos para colaborar com seu planejamento familiar e, quando grávidas, fazerem o pré-natal”, afirma a coordenadora Helena Maria.

CS Costa e Silva

A partir de um dia da rotina de trabalho dos funcionários do CS Costa e Silva surgiu uma comemoração especial para celebrar a beleza e dar atenção à mulher. A consultora de beleza da marca Mary Kay, Elisângela Martins, levou sua mãe ao Centro de Saúde durante a semana para fazer um curativo. Após o atendimento, durante uma conversa com os funcionários, ela se ofereceu para dar dicas de beleza pra celebrar o Dia Internacional da Mulher.

As 8h30 desta sexta-feira, 8 de março, todas as mulheres que se dirigirem a unidade serão recepcionadas com um café da manhã, receberão flores, dicas de beleza e massagem. As atividades têm previsão de durar até às 11h.

CS São José e CS São Fernanda

Saindo da rotina, o CS São José veste seus funcionários com o rosa, cor oficial das mulheres, no decorrer da sexta-feira. O centro de Saúde também intensificou as coletas do exame Citopalógico (Papanicolaou) durante essa semana e está distribuindo lembrancinhas para todas as mulheres que comparecem ao local. O Jardim Fernanda, além da coleta de exames, promove a entrega de folhetos educativos.

CS Jd. Santa Monica

No sábado, dia 9 de março, o CS Santa Monica abre especialmente para atender as mulheres. A partir das 8h o corpo de profissionais da unidade irá realizar coleta do exame Papanicolaou e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dando ênfase aos riscos de contaminação da Aids. As atividades se encerram às 16h.

CS Nova América e CS Santa Odila

O CS Nova América organizou uma manhã alternativa para as usuárias. Na sala de espera da unidade será exibido um vídeo educativo e realizado o Momento Beleza, no qual é dada ênfase à estética, boa forma e saúde. Procurando chamar a atenção das mulheres para como se alimentar bem e aumentar a qualidade de vida, o unidade do Santa Odila irá dar orientações sobre a utilização da soja em receitas caseiras, grão que ajuda a diminuir os efeitos da menopausa.

CS 31 de Março

Durante a sexta-feira, 8 de março, a unidade intensifica a coleta do exame Papanicolaou, faz distribuição de botões de rosa às mulheres que se dirigirem a unidade e, na sala de espera, exibe vídeos que estimulam cuidados com a saúde e o bem estar feminino.

Volta ao índice de notícias