Dia Internacional da Mulher: CS Paranapanema organiza atividades

07/03/2013

Autor: -

O Centro de Saúde (CS) Paranapanema juntamente com o Espaço de Convivência Portal das Artes comemoram o Dia Internacional da Mulher com uma programação especial nesta sexta-feira, 8 de março. Oficinas de arte e apresentações musicais serão realizadas durante a manhã na Unidade Básica de Saúde.

O objetivo é chamar a atenção da população, e em particular as mulheres, para atividades que promovam a qualidade de vida, além dos cuidados com a saúde da mulher. “Nesse dia estaremos colocando em pauta mais do que só as questões clínicas, queremos que a mulher reflita sobre seus direitos e, principalmente, sobre diversas atividades que ela pode realizar e que aumentam sua qualidade de vida e o convívio social”, conta a coordenadora do Centro de Saúde Paranapanema, Márcia Helena Amaral.

O Espaço de Convivência Portal das Artes já existe há oito anos e surgiu da clínica do CS, quando a psicóloga Sibele Ribeiro Campos Martins introduziu atividades artísticas no tratamento da população que frequentava o CS, possibilitando o convívio social entre os participantes. “O Portal é hoje em dia um dispositivo da saúde mental, que atesta a convivência no sentido de fazer um link com saúde, educação, cultura e lazer. Trabalhado com inclusões, uma delas a que a gente chama de arte”, explica a psicóloga. Hoje, semanalmente, o Portal desenvolve atividades com cerca de 250 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Peças artísticas produzidas durante as oficinas de artesanato estarão expostas no CS durante o Dia Internacional da Mulher e o trabalho realizado nas aulas de música também poderá ser conferido na apresentação da dona Iraci, que também faz acompanhamento na Unidade Básica. “A dona Iraci começou a participar das oficinas de vivência musical e com o tempo fomos conhecendo a história dela. Ela queria ser cantora, mas nunca teve a oportunidade, mas com as aulas ela começou a compor e a cantar suas próprias músicas”, conta Sibele.

As atividades serão gratuitas e abertas para toda a população. O Centro de Saúde Paranapanema está localizado na Rua Boaventura Lemos, n° 590.

Programação:

8 de março – sexta-feira

8h - Lian Gong

8h30 - Movimento Vital Expressivo

9h - Café da Manhã Musical, com apresentação da dona Iraci e a turma do Portal das Artes

9h40 - Oficina de customização com feltro de capas de agendas e cadernos

10h40 - Oficina de Mandalas de Sementes

Volta ao índice de notícias