População terá avaliações gratuitas no Dia Mundial do Rim

08/03/2013

Autor: -

Na próxima quinta-feira, 14 de março, os campineiros poderão contar com uma série de atividades para a prevenção e diagnóstico de doenças renais. As ações acontecem porque Campinas será uma das cidades que participarão do Dia Mundial do Rim, que também será realizada em 110 países. Estima-se que atualmente 10 milhões de brasileiros tenha algum tipo de disfunção renal.

Com o tema “Pare de Agredir os seus Rins”, a ação será realizada no Largo do Rosário, a partir das 9h. Organizada pelo Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação contará com um grupo de profissionais da área da saúde, como médico e enfermeiros, que farão orientação a respeito da doença, darão explicações sobre o uso indiscriminado de medicamentos, além de avaliações clínicas para detectar se a pessoa tem alguma propensão à doença.

As doenças renais são silenciosas. Por isso, medidas simples ajudam na prevenção como manter uma dieta equilibrada, evitar o excesso de sal e gordura. Não fumar, controlar a pressão arterial e fazer atividades físicas regularmente também são recomendados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Volta ao índice de notícias