Dia da Síndrome de Down reúne centenas em Caminhada pela Inclusão

17/03/2013

Autor: -

A Segunda Caminhada pela Inclusão reuniu centenas de pessoas na manhã deste domingo, 17 de março, no Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral. O evento, que integra a programação de Campinas para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, ganhou colorido especial com as cores laranja e verde que estamparam balões de gás e camisetas dos participantes. A data visa chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão total.

O prefeito Jonas Donizette e sua esposa Sandra Ciocci participaram da caminhada, juntamente com o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, e os secretários municipais de Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, e de Esportes, Professor Campos.

O prefeito Jonas parabenizou a iniciativa e ressaltou que a união de esforços é fundamental para a conquista de direitos, sobretudo para garantir a liberdade, inclusão e a igualdade entre as pessoas.

Organização

A caminhada teve início por volta das 9h30 no portão 1 do parque e perfez itinerário de aproximadamente um quilômetro. Contou com a participação de pais, amigos e portadores da Síndrome de Down. Alunos com a Síndrome inseridos no Projeto Campinas Especial, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também estiveram presentes.

A caminhada foi organizada pelo Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e de voluntários.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, foi incorporado ao calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 e é comemorado em 193 países.

O objetivo do dia é valorizar as pessoas com síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades e na sociedade.

Foto 1: Crianças carregam faixa alusiva ao Dia da Síndrome de Down - Crédito: Luiz Granzotto

Foto 2: O prefeito Jonas, secretários municipais e participantes da caminhada - Crédito: Luiz Granzotto

Foto 3: Prefeito Jonas - "As pessoas são diferentes, os direitos são iguais" - Crédito: Luiz Granzotto

Foto 4: Centenas participaram da Caminhada pela Inclusão - Crédito: Luiz Granzotto