Campinas firma compromisso no Dia Mundial da Tuberculose

20/03/2013

Autor: -

Como parte do Dia Mundial da Tuberculose (24 de março, domingo), na segunda-feira, 25 de março, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, participa do encontro de secretários de Saúde no Estado de São Paulo promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), na Secretaria Estadual de Saúde do Estado. Na ocasião, os secretários irão assinar uma carta de compromisso de combate à tuberculose reafirmando o empenho dos s em intensificar o controle da doença.

Domingo, 24 de março, é o Dia Mundial da Tuberculose, data em que Robert Koch descobriu o bacilo causador da doença. Mais de um século após a descoberta - foi em 1882 -, o combate à tuberculose, que é transmitida pela pessoa infectada com o bacilo, quando tosse, fala ou espirra, continua incessante. Por isso, o maior objetivo é interromper a cadeia de transmissão. A doença tem tratamento e tem cura, desde que se busque o diagnóstico e o tratamento aos primeiros sinais.

O principal sintoma é a tosse prolongada por mais de três semanas, com ou sem catarro. Mas há outros, como febre, sudorese, perda de peso ou de apetite. Em Campinas, são cerca de 300 novos casos por ano.

A tuberculose só é transmitida na forma pulmonar, mas o bacilo pode se instalar em qualquer órgão. “Se alguém estiver com tosse por mais de três semanas deve procurar um centro de saúde para investigação, por meio do exame de baciloscopia. Após diagnóstico, o tratamento, que é à base de antibióticos, deve ser iniciado imediatamente e seguido por seis meses”, afirma a enfermeira sanitarista e coordenadora do Programa de Tuberculose do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Maria Alice Satto.

O tratamento, à base de antibióticos, dura seis meses e não deve ser interrompido de forma alguma, mesmo quando há melhoras, o que ocorre, aproximadamente, após os primeiros 15 dias tomando medicamento. É nesse período que já cessa o risco de transmissão.

Alerta em Campinas

Em 2012 ocorreu um surto de tuberculose cuja transmissão foi dentro de um hospital. Uma auxiliar de enfermagem infectada e sem ter conhecimento do diagnóstico, transmitiu a doença a 17 bebês com os quais teve contato.

Por isso, nesta quinta-feira, 21 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) promove o Seminário sobre Prevenção e Controle da Tuberculose em Serviços de Saúde para profissionais da saúde que atuam em hospitais. Os temas serão Situação da Tuberculose no Município, Medidas de Prevenção e Controle em Ambiente Hospitalar e Saúde Ocupacional.

Volta ao índice de notícias