Campanha de Detecção de Diabetes e Hipertensão é prorrogada por mais uma semana

 

 

A Secretaria de Saúde de Campinas vai manter a Campanha de Detecção de Diabetes e Hipertensão até o próximo dia 7. A campanha teve início em 6 de março e estava prevista para terminar no último dia 30.

Portanto, todas as unidades de saúde do município continuarão realizando, gratuitamente, os testes para detectar a taxa de glicemia na população com mais de 40 anos e a aferição da pressão arterial nos cidadãos com faixa etária acima dos 15 anos. Os serviços de saúde também vão fornecer orientações sobre as duas moléstias e encaminhar para tratamento os pacientes que tiverem aumento da pressão ou da glicemia.

A Secretaria informa que só foi comunicada pelo Ministério da Saúde sobre a prorrogação da campanha no final da tarde da última sexta-feira. E informa também que estes dois exames já estão incorporados na rotina da rede municipal de saúde, ou seja: já são feitos regularmente nos serviços de saúde de Campinas, independente de qualquer campanha.

Por isso, nesta semana, a Secretaria orienta que os exames sejam realizados, preferencialmente, em cidadãos que nunca compareceram a Centros de Saúde, principalmente aqueles que têm parentes portadores de hipertensão ou diabetes.

A diretora do Departamento de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, orienta ainda que pessoas sabiamente diabéticas e/ou hipertensas em acompanhamento regular em qualquer serviço de saúde ou aquelas com exames laboratoriais recentes - ano 2001 - normais e assintomáticas evitem procurar os serviços para  realizar estes exames durante a prorrogação da campanha.

 

Volta ao índice de notícias