Remédios para diabetes e hipertensão estarão na rede na próxima semana

A Secretaria de Saúde de Campinas já providenciou a compra da Glibenclamida - medicamento utilizado no tratamento da diabetes - e o remédio estará sendo distribuído para toda rede na próxima segunda-feira (9 de abril). A rede municipal de saúde é a única do Estado que distribui a Glibenclamida e distribuiu, somente no último mês, 253 mil unidades deste medicamento.

Segundo o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Manzano, a falta do medicamento se deve ao aumento dos atendimentos na rede, em função da melhoria na assistência nos últimos três meses e da Campanha de Diabetes e Hipertensão.

Marcelo informa que as unidades de saúde de Campinas fornecem medicamentos prescritos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e também atendem às demandas de pacientes atendidos em unidades privadas e de cidadãos de fora do município, através da apresentação de receita médica. "A lista de medicamentos padronizados na rede de Campinas é uma das mais completas do País", ressalta Marcelo. A Secretaria admite que alguns medicamentos sofrem falta eventual, mas observa que estes são problemas pontuais que têm sido solucionados rapidamente.

Outros dois medicamentos, a Insulina Humana - usada no tratamento de diabetes - e a Metildopa - utilizado no tratamento de hipertensão - também estão em falta e deverão ser repostos na rede também nos próximos dias.

Estes dois últimos itens são repassados ao município pelo Estado, porém a Secretaria Estadual de Saúde diminuiu o repasse da Metildopa de 173 mil para 50 mil unidades por mês e atrasou o repasse da Insulina Humana, sem a devida comunicação em tempo hábil para o município providenciar a compra antes de zerar o estoque.

A Metildopa ainda pode ser encontrada na maioria das unidades de saúde do município, mas o estoque do almoxarifado municipal está zerado. Para suprir a diferença que o Estado deixou de repassar, a Secretaria de Saúde está comprando o medicamento.

Oficina busca solução - Servidores da Secretaria de Saúde de Campinas se reúnem em abril para estabelecer diretrizes e encaminhar soluções para os eventuais problemas da área de assistência farmacêutica e recursos materiais.