Secretaria faz campanha de combate à Hanseníase 

A Secretaria da Saúde também realiza, de 23 a 27 de abril, a Campanha de Combate à Hanseníase, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. A campanha tem como objetivo orientar as pessoas sobre os sintomas da doença e sensibilizar e formar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e, assim, idenficar casos ocultos da hanseníase no Estado.

A prevalência da doença em Campinas é de 1,4 por grupo de 10 mil habitantes. O índice do Estado é de 2 por 10 mil. A meta da OMS (Organização Mundial de Saúde) é reduzir a prevalência da hanseníase para 1 doente a cada 10 mil habitantes. O Brasil é o país vice-campeão em número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia. O número de casos acumulados no país é de 60 mil, ou seja, 5/10 mil habitantes.

Apesar de Campinas se aproximar do índice preconizado pela OMS, os doentes do município acabam chegando muito tarde aos serviços de saúde, ou seja: são diagnosticados quando a hanseníase está num estágio muito avançado, quando exige um tratamento mais longo e quando o paciente pode desenvolver reações ao tratamento, com chances de seqüelas e incapacidades.

Por isso, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é todas as pessoas que tiverem manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, com perda da sensibilidade ou dormência, procurem o Centro de Saúde.

“O diagnóstico e os medicamentos para combater a hanseníase, que tem cura, são gratuitos”, explica Ricardo Cocolisce, médico da CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental).

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa. Atualmente, Campinas detecta 80 casos novos da doença todos os anos e tem 180 pacientes em tratamento.

 

Saiba mais sobre a Hanseníase

 

O que é?

É uma doença causada por uma bactéria (bacilo de Hansen), sistêmica e que ataca, preferencialmente, os nervos periféricos e a pele.

 

Como se transmite?

A doença é transmitida por uma pessoa doente que elimina bactérias pelas vias respiratórias. Para desenvolver a doença a pessoa deve aspirar grandes quantidades de bacilo. Normalmente a transmissão ocorre quando há um contato prolongado e próximo com um doente que não esteja em tratamento.

 

Quais são os sintomas?

Os primeiros sinais da doença são manchas dormentes esbranquiçadas ou avermelhadas, que geralmente não doem e não coçam. A dormência significa perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Se não for tratada no início, as manchas aumentam, surge formigamento ou inchaço nas mãos e nos pés.

 

A hanseníase tem cura?

Sim. Existem medicamentos que matam os bacilos. A duração do tratamento varia de seis meses a dois anos. Se o tratamento for tardio, o doente pode ficar com seqüelas.

Volta ao índice de notícias