Secretaria monta esquema especial de vacinação para o próximo sábado

 

A Secretaria da Saúde de Campinas preparou para o próximo sábado (28 de abril) um esquema especial para vacinar os cidadãos campineiros com 60 anos ou mais contra a gripe. A população incluída nesta faixa etária também vai poder atualizar a carteira de vacinação e receber a dupla adulto – que protege contra tétano e difteria. A operação faz parte da Campanha de Vacinação do Idoso que teve início na última segunda-feira (23 de abril) e vai até 4 de maio.

No sábado, a população terá à disposição, das 8h às 17h, 57 pontos de vacinação, entre fixos e volantes. A operação vai envolver 768 profissionais. Durante os dias normais, a imunização está sendo feita nas 46 unidades de saúde do município, na Policlínica II e .

A expectativa da coordenadora da campanha, a enfermeira Maria do Carmo Ferreira, é de que pelo menos 30% dos 83.420 campineiros nesta faixa etária procurem os postos de vacinação no sábado. A secretaria espera imunizar, em todos os dias da campanha, 70% da população com 60 anos ou mais.

Maria do Carmo ressalta a importância da vacinação na proteção da saúde dos idosos. “Desde que a vacina foi introduzida em Campinas, em 1998, verificamos uma queda no número de internações e de mortalidade em decorrência das complicações da gripe”, afirma a enfermeira.

Com relação à pneumonia, por exemplo, que é uma das complicações mais comuns em decorrência da gripe, a redução foi de 5,6%, de 98 para 99, e de 12,3% de 99 para 2000. Em números absolutos, isto significa que o município registrou 15 óbitos a menos em 99, em relação a 98, e 31 a menos quando compara-se 2000 a 99. Esse dado inclui os óbitos por todas as pneumonias – causadas por vírus ou por bactérias – registradas nesta faixa etária.

A vacina contra a gripe está contra-indicada apenas para as pessoas que tiveram reação anafilática em doses anteriores. As pessoas que estiverem com febre alta ou que estejam recebendo medicamento à base de corticóide em doses elevadas e por um longo período devem adiar a vacinação.

De acordo com a literatura médica, a vacina contra a gripe apresenta poucas reações. Apenas 20% dos imunizados têm probabilidade de apresentar dor no local da vacinação. Também pode ocorrer, com menos freqüência, febre, dor de cabeça, mal-estar e dor muscular (mialgia).

Maria do Carmo informa ainda que a vacina contra o vírus influenza – da gripe – não induz o paciente a manifestações de gripe ou ao aparecimento de infecções das vias aéreas. Algumas doenças respiratórias podem ocorrer por coincidência, já que nesta época do ano – outono e inverno - é maior a incidência destas moléstias.

“Também é preciso ressaltar que a proteção conferida pela vacina relaciona-se apenas às cepas de vírus influenza que compõem a vacina. Portanto, o medicamento não evita infecções respiratórias por outros agentes que causem sintomas semelhantes aos da gripe”, diz Maria do Carmo.

 

Volta ao índice de notícias