Exames confirmam mais 26 casos de dengue em Campinas

A CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, nesta quinta-feira, exames que confirmam dengue em mais 26 cidadãos de Campinas. Com isso, o número de casos confirmados desde janeiro no município subiu para 286. Deste total, 228 são autóctones, 54 são importados e quatro ainda estão em investigação. O coeficiente de incidência da doença em Campinas é de 23,56 por grupo de 100 mil habitantes. O coeficiente leva em consideração somente o número de casos autóctones - quando a transmissão acontece no próprio município.

A enfermeira Brigina Kemp, da CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), explica que Campinas vive uma epidemia de pequeno porte e de progressão lenta. Kemp ressalta que a Secretaria vem desenvolvendo medidas importantes de controle da doença e intensificando as ações contra a dengue desde o início do ano, quando foram registrados os primeiros casos autóctones na cidade.

Hoje (quinta-feira, 27 de abril), a Secretaria da Saúde iniciou a operação Cemitério Sem Mosquito. A ação tem como objetivo eliminar os criadouros nos cemitérios da Saudade e Santo Antônio. Os dois locais juntos têm cerca de 120 mil vasos, que se transformam em potenciais criadouros devido ao acúmulo de água. Criadouros são locais onde o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se reproduz. A previsão é de que a ação dure cerca de 40 dias. Não está previsto que a operação se estenda para outros cemitérios da cidade, já que o restante deles são ajardinados - não possuem edificações.

No próximo sábado, a partir das 7h30, haverá operação cata-bagulho no Jardim Ipaussurama, na região Noroeste de Campinas. A iniciativa da Secretaria de Saúde atende a uma mobilização da própria comunidade e do Conselho Local de Saúde do Ipaussurama. A ação será desenvolvida em conjunto com a AR5 (Administração Regional). Os profissionais da Secretaria da Saúde também vão esclarecer e orientar a população sobre as maneiras de prevenir a doença.

A Secretaria solicita que a comunidade colabore na luta contra a dengue. Para isto, basta contribuir com ações simples como atender em suas casas os profissionais que estão trabalhando no combate à doença e que atuam devidamente identificados.

A coordenadora da CoViSA, Salma Balista, orienta ainda que os cidadãos procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência se apresentarem febre associada a algum outro sintoma como dor de cabeça, dor no corpo ou manchas na pele. "E é muito importante que todos eliminem qualquer recipiente que possa acumular água, já que o mosquito da dengue se reproduz em água parada e limpa", informa Salma.