Mário Gatti promove Semana de Prevenção da Infecção Hospitalar

03/04/2002

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) sedia, entre 15 e 19 de abril, a Semana de Prevenção da Infecção Hospitalar. O evento acontecerá no Anfiteatro do Ambulatório de Especialidades do HMMG, na Avenida Faria Lima, 200 e é dirigido aos profissionais de Saúde da Rede Municipal e demais interessados.

O médico infectologista, Carlos Magno C. B. Fortaleza, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital e um dos organizadores da Semana, explica que a infecção hospitalar é, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pelas instituições de saúde em todo o mundo.

"O avanço da Medicina, ao longo do século vinte, trouxe consigo novas oportunidades para o agravamento do problema, uma vez que os modernos procedimentos, em muitos casos invasivos, acabam abrindo espaços para a infecção", explica o infectologista.

Ele ressalta, ainda, o fator seletivo, provocado pelo uso de antibióticos, que propicia o surgimento de germes cada vez mais resistentes. Segundo Fortaleza, esses inimigos invisíveis, muitas vezes, são disseminados por meio das mãos dos atarefados profissionais de saúde, no dia-a-dia dos centros cirúrgicos e enfermarias.

Programação

A abertura da Semana, no dia 15, segunda-feira, está marcada para as 19h, ocasião em que o médico infectologista Plínio Trabasso e a enfermeira Sônia Dantas, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falarão sobre Uso Racional de Antimicrobianos e Infecção Hospitalar: História e Legislação.

O dia 16, terça, será dedicado à Importância das Precauções no Controle da Infecção, com palestras às 19h sobre Precauções e Isolamentos (Carlos Magno C.B. Fortaleza) e Tuberculose no Ambiente Hospitalar (Dra. Mariângela Resende, Unicamp).

Na quarta, dia 17, a mesa redonda das 19h terá como tema a Infecção Cirúrgica, com palestras da enfermeira Maria Clara Padoveze (Unicamp) e dr. Anselmo Rienzo (Hospital Mário Gatti). No dia 18, no mesmo horário, será discutida a importância das pragas urbanas Animais Sinantrópicos e o destino dos Resíduos hospitalares.

Dessa discussão participarão o Dr. Antônio Carlos Coelho Figueiredo (DIR XII) e o engenheiro Fábio Gonzaga Cardoso (DLU).
Entre os dias 16 e 18, sempre às 11h, as enfermeiras Carla Caiado e Márcia Lenço,da CCIH do Hospital Mário Gatti, ministrarão treinamento sobre prevenção de Pneumonias hospitalares, Infecções urinárias e Infecções relacionadas a catéteres vasculares.

O evento termina no dia 19, às 11h, com palestra da infectologista Inês
Saraiva (Hospital Mário Gatti): Reduzir infecção hospitalar: um