Usuários do Cândido Ferreira participam de curso no Butantã

03/04/2002

Dia 05 de abril, próxima sexta, um grupo de quinze usuários da Oficina Agrícola, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, participarão de um treinamento no Butantã, em São Paulo, para aprenderem como agir com as cobras. A Oficina Agrícola, é uma das frentes profissionalizantes que a instituição oferece a seus usuários, através do Núcleo de Oficinas e Trabalho - uma parceria entre o "Cândido Ferreira" e a Associação "Cornélia Vlieg". A saída do Cândido está prevista par às 12:30h. 

Núcleo de Oficinas e Trabalho 
Muitos usuários do serviço apresentam condições para o trabalho. As dificuldades de retorno para o mercado de trabalho são tratadas nestas oficinas terapêuticas, nas quais os usuários retomam a auto- estima e a capacitação profissional. Os usuários recebem uma bolsa-oficina, de acordo com a produção e a venda mensal. Algumas pessoas, após um tempo de serviço, se engajam no mercado e se desligam das oficinas que funcionam no Cândido. 

As oficinas, que atendem aproximadamente 180 usuários, somam onze: Oficina Culinária, Oficina de Papel Reciclado, Oficina Gráfica, Oficina de Vitrais, Oficina Agrícola, Oficina de Mosaico, Oficina de Reciclagem, Oficina de Velas, Oficina de Marcenaria, Oficina de Serralheria e o Projeto Parceira (nos quais os usuários trabalham junto a equipes profissionais da instituição). 

A Oficina Agrícola conta com 47 participantes e presta serviços à comunidade, para manutenção de sítio e jardins. Além disso, a oficina oferece a produção de hortaliças orgânicas, que podem ser adquiridas pelo na instituição ou pelo fone 37588600. 

O que é "Cândido Ferreira" 
O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993. O principal objetivo do serviço é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. O Cândido atende um público de aproximadamente 1.000 usuários por mês.

Hoje a entidade conta várias frentes de tratamento e o trabalho, através de oficinas terapêuticas, é uma das formas inovadoras que a instituição implantou. Um grupo de aproximadamente 180 pessoas tratam de seus problemas trocando, reciclando, criando, trabalhando... aumentando a qualidade de vida de todos. Este projeto possibilita a reabilitação para o trabalho, viabilizando o resgate da cidadania. As obras de arte tem conquistado espaço no mercado de decoração do país, ampliando a autonomia, auto-estima, convivência e capacidades dos usuários participantes. 

Histórico 
A entidade filantrópica foi fundada em 1924. 1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co- gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou- se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje. Portas foram abertas, grades foram tiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária. 

O trabalho vem sendo uma das formas eficazes de cuidar a saúde mental e reinserir socialmente pessoas até então excluídas socialmente.

Volta ao índice de notícias