Caps Estação comemora 2 anos de prestação de serviços

05/04/2002

Dia 11 de abril, o Centro de Reabilitação Psicossocial – CAPS ESTAÇÃO completa o segundo de prestação de serviço à saúde mental para a cidade de Campinas. Para comemorar a data, dia 10, às 19:30h, acontecerá a Mesa Redonda: “Moradores de Rua: Orfãos da Reforma Psiquiátrica?”, no Teatro I do Centro Cultural Evolução. 

Dia 11, a festa do CAPS será realizada na própria unidade, das 13:30 às 17h. Os dois eventos são abertos a população e com entrada franca. O CAPS Estação é um dos serviços do Cândido Ferreira que foram descentralizados, para atender a população mais próximo as bairros onde residem, evitando a internação integral em hospital psiquiátrico, evitando a exclusão e viabilizando o convívio familiar e social. Esta nova forma de atendimento recebe o nome de equipamento substitutivo. Esta nova forma de cuidar em saúde mental foi um dos responsáveis pela conquista do prêmio do Ministério da Saúde, em dezembro de 2001, durante a III Conferência Nacional de Saúde Mental, ocorrido em Brasília/DF. 

O CAPS Estação oferece atendimento ambulatorial e 24h, para a população do Distrito Norte da cidade. Hoje atende um público de aproximadamente 121 usuários, encaminhados pela rede municipal de saúde. Além disso, o CAPS acompanha 5 residências terapêuticas, que abrigam 34 ex-moradores do Cândido Ferreira. Desde 1990 o Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades caíram, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passaram a se dar buscando a reinserção social dos usuários. Por esta nova forma de cuidar, o Cândido Ferreira é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) referência de tratamento no Brasil, desde 1993. 

Programação: 
Dia 10/04 
19:30h – no Teatro I do Centro Cultural Evolução (Rua Regente Feijó, 1087, Centro, Campinas/SP)
- Mesa Redonda: “Moradores de Rua: Órfãos da Reforma Psiquiátrica?” 
Com a participação de
- Cátia Rose Gonçalves da Silva: “A experiência com moradores de rua e abrigados” 
- Florianita Coelho Braga Campos: “Orfãos da Reforma?” 
- Rubens Maciel: “Comorbidades” 
- Viviane de Andrade: “A experiência do CAPS Estação” 
- Rômulo Ferreira da Silva: “Um Clínica sem Teto?” 
- DEBATEDOR: Afrânio de Carvalho Mendes 

Dia 11/04 Das 13:30 às 17h – Festa no CAPS Estação 
Local: Rua Bernardo José Sampaio, 353, Botafogo, Campinas/SP, 
fone 32360933

Volta ao índice de notícias