Prefeitura de Campinas trabalha com capacidade máxima no combate à dengue

05/04/2002

Município tem 816 casos confirmados da doença

A Prefeitura de Campinas trabalha com sua capacidade máxima de atuação para enfrentar a epidemia de dengue no município. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão de casa em casa, devidamente identificados, a procura de pessoas com dengue. Em 2001, por exemplo, os agentes de saúde visitaram 130.429 residências, não só à procura de pacientes, mas também para orientar a população sobre as formas de evitar a doença e como acabar com os criadouros.

Os profissionais da Secretaria de Saúde também vistoriaram cerca de 3 mil estabelecimentos que podem acumular criadouros do mosquito da dengue - o Aedes aegypti - como ferros-velhos, borracharias e sucateiros. A vistoria resultou na eliminação de 311 pontos de risco.

Neste final de semana, 6 e 7 de abril, haverá arrastão na Vila Costa e Silva. A operação vai se estender também para alguns quarteirões do Santa Genebra, da Vila Miguel Cury e na área do Centro de Saúde do Florence, no Jardim Rossin.
Durante a próxima semana, haverá um mega arrastão na região onde os municípios de Campinas, Sumaré e Hortolândia fazem limite.

Além dos 100 trabalhadores da Secretaria de Saúde, o arrastão vai contar com a colaboração de 50 voluntários integrantes da Ação Comunitária da Medley. A Sanasa também participa como parceira na atividade.

Neste sábado, 6 de abril, 12 equipes da Limpeza Urbana da Prefeitura vão trabalhar na extensão do VLT na eliminação de pontos de risco para a dengue. Ainda no sábado, 4 equipes da Vila Costa e Silva vão trabalhar na área de uma fábrica abandonada da Administração Regional (AR) 8. Também haverá aplicação de inseticida em domicílios da Vila Rica e do Balão do Laranja.

No domingo, 7, na Lagoa do Taquaral, equipes da Secretaria de Saúde vão trabalhar numa barraca desenvolvendo atividades educativas contra a dengue.

Além da Secretaria de Saúde, as ações contra a dengue contam com colaboração de outros setores do governo, como a Secretaria de Educação, Sanasa, Setec, Ceasa, Defesa Civil e Gabinete da Prefeita. Vários setores da sociedade civil também são parceiros nesta luta. Entre eles estão escolas, várias associações, Exército, Universidades, Conselhos Locais e empresas.

Números – Campinas tem acumulados, neste 2002, 816 casos de dengue, sendo 649 autóctones, 138 importados e 29 que ainda estão em investigação. A Secretaria ainda investiga 6 casos suspeitos de dengue hemorrágica. Neste ano, a dengue hemorrágica foi confirmada em três pessoas em Campinas e descartada em outros três suspeitos.