Prefeitura realiza fórum para discutir violência doméstica contra crianças e adolescentes

09/04/2002

Iniciativa partiu do Grupo Beija-Flor, formado por profissionais do Centro de Saúde Vila Ipê e por representantes e outras instituições que atuam naquela região

A Prefeitura de Campinas realiza, nesta terça-feira (9 de abril), o Fórum Regional de Atenção à Criança e Adolescente Vítima de Violência Doméstica. O evento acontece no Instituto Biológico do Parque Ecológico das 8h30 às 16h30. A prefeita de Campinas, Izalene Tiene, estará presente na abertura do Fórum.

O evento é uma iniciativa do Grupo Beija-flor, formado por profissionais do Centro de Saúde da Vila Ipê e por representantes de outras instituições que atuam na região, entre elas o 5o Distrito Policial, Movimento da Juventude Popular e ONGs das áreas de saúde, educação e assistência social. O grupo ainda recebe assessoria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.

A idéia do Fórum partiu, inicialmente, da constatação do Centro de Saúde Vila Ipê de que o número de casos de violência doméstica contra criança e adolescente tem aumentado naquela região. O evento é dirigido às entidades municipais e estaduais envolvidas nos trabalhos de atenção à criança e ao adolescente e tem o objetivo de discutir, avaliar, sistematizar e consolidar uma rede de atenção às vitimas deste tipo de violência.

Um dos temas da mesa redonda do fórum é a Violência Doméstica sob as visões psicossocial, educação, saúde e direito. Também haverá análise multidisciplinar dos casos e propostas para atuar na prevenção dos casos.