Campinas intensifica exames para detectar câncer de colo de útero

10/04/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas convida mulheres de todas as idades e, especialmente, aquelas com idade entre 35 e 49 anos e que não realizam Papanicolau há mais de um ano para fazer exame de prevenção de câncer de colo. Para isso, basta que elas procurem o Centro de Saúde mais próximo de sua casa. Na oportunidade, as mulheres poderão também conversar com o profissional de saúde sobre sua saúde sexual e ginecológica. Elas ainda serão orientadas para fazer exame de palpação de mama.

A Secretaria de Saúde está intensificando a realização dos exames de Papanicolau para atuar em conjunto com o Ministério da Saúde na campanha de detecção de câncer de colo e de mama. O Ministério estipulou que a campanha deveria ser realizada entre 18 de março e 14 de abril. No entanto, em Campinas, a Secretaria de Saúde vai realizar os exames durante todo ano.

No momento em que a mulher procurar o Centro de Saúde, os profissionais vão acolhê-la, ouvi-la e perceber se ela está pronta para realizar o exame, já que para fazer o Papanicolau a mulher não deve estar menstruada, não deve ter tido relação sexual até três dias antes e não deve estar fazendo uso de creme vaginal. Se ela estiver preparada e se no CS tiver sala disponível, é coletado material para análise laboratorial. Se isso não for possível naquele momento, o exame será agendado o mais breve possível.

O exame de Papanicolau é simples e deve ser feito anualmente, pois através dele detecta-se precocemente o câncer de colo de útero, que no início tem 100% de chances de cura.

A saúde ginecológica e sexual das mulheres não depende exclusivamente da realização deste exame. Também é necessário observar a qualidade dos hábitos higiênicos que incluem também usar calcinha de algodão e evitar calça jeans apertada. Além disso, é necessário cuidar da alimentação.

Mulheres que se infectam durante as relações sexuais pelo HPV (papilomavírus) são as que têm maior probabilidade de desenvolver câncer de colo de útero. Por isso, é imprescindível que a mulher tenha responsabilidade com a vida sexual fazendo uso de preservativo durante o ato sexual, o que previne doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.

Volta ao índice de notícias