Campinas vacina pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe

11/04/2002

Também serão aplicadas doses contra difteria, tétano e pneumonia; Secretaria de Saúde também vai fazer exames para prevenir e detectar câncer de boca

Para proteger a saúde dos cidadãos com 60 anos ou mais, a Prefeitura de Campinas inicia, neste sábado (13), a Campanha de Vacinação para o Idoso.

A população nesta faixa etária deve procurar os Centros de Saúde para tomar a vacina contra a gripe, de graça. Também serão oferecidas doses contra difteria e tétano (dupla adulto), para os idosos ainda não vacinados, e contra pneumonia (anti-pneumocócica), para a população de risco elevado. A vacinação vai até 26 de abril.

A Campanha de Vacinação para o Idoso é nacional e será lançada em Campinas, no próximo sábado, pelo ministro da Saúde, Barjas Negri. O lançamento será no Centro de Saúde do Jardim Aurélia, às 8h.

Os idosos devem levar a carteira de vacinação. Aqueles que ainda não possuem o documento receberão uma caderneta na campanha. Aqueles que não puderem ir aos Centros de Saúde neste sábado podem procurar o serviço durante a semana até o dia 26 de abril, quando termina a campanha. A Prefeitura vai disponibilizar o telefone 156 para informações sobre locais de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 70% da população de Campinas com 60 anos ou mais. De acordo com dados do IBGE, o município tem, atualmente, 95.004 cidadãos nesta faixa etária. No ano passado, a cobertura foi de 70% da população alvo da campanha.

A vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra gripe em anos anteriores devem repetir a dose porque, a cada ano, a vacina tem uma composição diferente para proteger contra os vírus que estão circulando.

É muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia. A gripe e outras complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população desta faixa etária, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

A campanha anual de vacinação para o idoso começou em 1999 no País. Dados do Ministério da Saúde apontam que a estratégia diminuiu em, pelo menos, 11,7% o número de internações na região Sudeste do País.

Projeto Impacto – A Prefeitura de Campinas vai aproveitar a Campanha de Vacinação para o Idoso para cuidar também da saúde bucal da população. Para isso, a Secretaria de Saúde vai fazer exames para detecção e prevenção do câncer de boca nas pessoas que comparecerem aos Centros de Saúde para tomar a vacina. A atividade faz parte do Projeto Impacto que, segundo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, deve ser viabilizado em todas as cidades paulistas.

Os profissionais de saúde também vão desenvolver atividades educativas com a população, incentivando o auto-exame de boca e orientando a população sobre cuidados que devem ser tomados para a saúde bucal.