Semana de Prevenção da Infecção Hospitalar começa 2ª no Mário Gatti

12/04/2002

Tem início nesta segunda-feira, dia 15, às 19h, estendendo-se até o dia 19, a "Semana de Prevenção da Infecção Hospitalar". O evento acontece no Anfiteatro do Ambulatório de Especialidades do HospitaL Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), na Avenida Faria Lima, 200 e é dirigido aos profissionais de Saúde da Rede Municipal e demais interessados.

O médico infectologista, Carlos Magno C. B. Fortaleza, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital e um dos organizadores da Semana, explica que a infecção hospitalar é, atualmente, um dos grande problemas enfrentados pelas instituições de saúde em todo o mundo.

"O avanço da Medicina, ao longo do século vinte, trouxe consigo novas oportunidades para o agravamento do problema, uma vez que os modernos procedimentos, em muitos casos invasivos, acabam abrindo espaços para a infecção", explica o infectologista.

Ele ressalta, ainda, o fator seletivo, provocado pelo uso de antibióticos, que propicia o surgimento de germes cada vez mais resistentes. Segundo Fortaleza, esses inimigos invisíveis, muitas vezes, são disseminados por meio das mãos dos atarefados profissionais de saúde, no dia-a-dia dos centros cirúrgicos e enfermarias.

Programação

A abertura da Semana, no dia 15, segunda-feira, está marcada para as 19h, ocasião em que o médico infectologista Plínio Trabasso e a enfermeira Sônia Dantas, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falarão sobre "Uso Racional de Antimicrobianos" e "Infecção Hospitalar: História e Legislação". Também participarão da cerimônia de abertura os coordenadores da Comissão Municipal de Controle Hospitalar, o médico Ricardo Cocolise e a enfermeira, Maria Filomena de Gouveia Vilela.

No dia 16, terça, às 11h, as enfermeiras do HMMG, Márcia Regina Lenço e Carla das Virgens Caiado abordarão "Prevenção da Penumonia Hospitalar. Às 19h, haverá uma mesa redonda com os temas: "Precauções e isolamentos" e "A impotância das precauções no controle da infecção hospitalar" (Carlos Magno C.B. Fortaleza, do HMMG) e "Tuberculose no Ambiente Hospitalar" (Dra. Mariângela Resende, do HC-Unicamp).

Na quarta, dia 17, às 11h, as enfermeirasa Márcia Regina Lenço e Carla das Virgens Caiado abordarão a "Prevenção da Infecção do trato urinário. A mesa redonda das 19h terá como tema "Infecções de sítio cirúrgico e medidas de prevenção, que será abordado pela enfermeira Maria Clara Padoveze (Unicamp). Em seguida, o dr. Anselmo Rienzo (Hospital Mário Gatti) falará sobre "Antibioticoprofilaxia em procedimentos cirúrgicos.

No dia 18, às 11h, será discutida "Prevenção da infecção relacionada a catéteres vasculares, com as enfermeiras Márcia Regina Lenço e Carla das Virgens Caiado. A mesa redonda das 19h discutirá "Resíduos e Pragas, com o dr. Antônio Carlos C. Figueiredo, da DIR 12, falando sobre "Animais Sinantrópicos no Hospital". Na ocasião, o engenheiro Fábio Gonzaga Cardoso, do DLU, falará sobre "Resíduos hospilaraes".

O evento termina no dia 19, às 11h, com palestra da infectologista Inês Helena Saraiva, do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti: O tema será "Reduzir infecção hospitalar: um desafio possível".