Campinas vacina seus idosos

12/04/2002

Pessoas com 60 anos ou mais serão atendidas, gratuitamente, nos Centros de Saúde e também vão ser orientadas para adotar cuidados necessários para a prevenção do câncer de boca

A Prefeitura de Campinas tem empenhado todos os esforços para melhorar a atenção dispensada à saúde dos seus idosos. Neste sábado, 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a Campanha de Vacinação para o Idoso. Todo cidadão com 60 anos ou mais deve procurar o Centro de Saúde mais próximo de sua casa para tomar a vacina contra gripe. A vacinação é de graça e vai até 26 de abril. A Campanha é nacional e será lançada em Campinas, neste sábado, pelo ministro da Saúde Barjas Negri.

As pessoas que tiverem caderneta de vacinação devem levá-la, já que os Centros de Saúde também vão oferecer doses contra difteria e tétano (dupla adulto), para idosos ainda não vacinados, e contra pneumonia (anti-pneumocócica), para a população de risco elevado.

A meta da Secretaria é vacinar pelo menos 70% da população de Campinas nesta faixa etária, estimada em 90 mil cidadãos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O telefone 156 da Prefeitura estará disponível para informações sobre os locais e horários de vacinação.

Mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra a gripe em anos anteriores devem repetir a dose, já que a cada ano a composição da vacina é diferente, sendo preparada para proteger contra os vírus que estão em circulação no período atual.

No decorrer da Campanha, a Secretaria também vai estar indo a instituições que atendem ou abrigam idosos para aplicar as vacinas. Casos especiais, como os de pessoas acamadas, serão atendidos em casa pelas equipes do Programa Paidéia – Saúde da Família.

Câncer de boca

Durante a Campanha de Vacinação para o Idoso, a Secretaria de Saúde também vai realizar exames para detecção de câncer de boca. Os profissionais da Secretaria ainda vão orientar os idosos para a prevenção deste tipo de câncer, com informações sobre o auto-exame de boca e sobre os cuidados que devem ser tomados com a higiene bucal.

O que é o Paidéia

Desde o ano passado, quando o Governo Democrático e Popular assumiu a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde vem colocando em atividade o Programa Paidéia – Saúde da Família. Equipes de saúde vão de casa em casa cadastrando famílias. Cada equipe é composta por médico de família, dentista, enfermeiro (a), dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários moradores da própria comunidade. Algumas equipes ainda são ampliadas com pediatra e ginecologista-obstetra.

A equipe trabalha na prevenção e tratamento de doenças, orientando crianças, idosos e gestantes. As pessoas são atendidas nos Centros de Saúde de sua região e os casos mais sérios, como os de pacientes acamados, são atendidos em casa por médicos e enfermeiros. Os profissionais que atendem nas casas trabalham devidamente identificados.

A Prefeitura de Campinas já colocou 107 equipes do Progama Paidéia em atividade, desde o início de 2001. Até o final de 2003 serão 200 equipes atendendo a 700 mil cidadãos campineiros totalmente dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com todas estas mudanças, o Paidéia passou a cuidar mais de perto da saúde dos cidadãos campineiros. E os dados do Núcleo de Informação da Secretaria Municipal de Saúde mostram o quanto este novo jeito de cuidar já reconstruiu a saúde em Campinas.

Gestantes passaram a ter atendimento pré-natal antes do terceiro mês de gravidez. Antes de 2001, mais de 50% delas só conseguiam ter acompanhamento depois do quarto mês. A procura pelos Pronto-Atendimentos (PAs) diminuiu e o número de consultas médicas básicas aumentou 8% de janeiro a setembro de 2001, em comparação com o mesmo período de 2000. Os atendimentos de enfermagem também aumentaram em 37%.

Além disso, o Paidéia também ampliou a participação da comunidade nas políticas de saúde de Campinas. A Secretaria já conta com Conselhos Locais de Saúde atuantes nos 46 Centros de Saúde e na maioria dos outros serviços da rede.

Com o Paidéia – Saúde da Família, a Prefeitura está levando uma vida mais digna para o cidadão que vive em Campinas.