Opas avalia trabalho desenvolvido na área de saúde mental em Campinas

15/04/2002

Análise vai apontar também que mudanças devem ser implementadas para melhorar a assistência ao paciente de saúde mental

A Secretaria de Saúde de Campinas recebe, nestas terça-feira (16) e quarta-feira (17), a visita do diretor para a saúde mental da Opas (Organização Panamericana de Saúde), Caldas de Almeida, e do pesquisador da Universidade de Harvard e assessor da Opas, Alex Cohen. Eles irão avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município no Paidéia – Saúde da Família na área de saúde mental.

A avaliação faz parte de um trabalho que vai analisar a saúde mental na atenção básica em alguns municípios da América Latina. Campinas é a primeira cidade do Brasil a ser avaliada e foi escolhida porque vem despontando como um dos municípios brasileiros que estão inovando e transformando para melhor a saúde mental no País.

Com as mudanças que o Paidéia – Saúde da família vem implementando, Campinas passou a constar no cenário nacional e da América Latina como o município que faz a reforma psiquiátrica e uma reforma sanitária na área de saúde mental que favorece o cuidar em liberdade, tutelando para a autonomia das pessoas.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde desmontou o Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira e, com os recursos, inaugurou três Caps (Centros de Apoio Psicossocial) nas regiões Sul, Norte e Sudoeste de Campinas. Para o final de abril, ainda está prevista a inauguração de mais um Caps na região Leste. Uma outra mudança importante promovida pelo Paidéia na saúde mental do município é a reestruturação do Craisa (Centro de Referência e Atendimento Integral ao Adolescente) que passou a atender e recuperar crianças e adolescentes com dependência de álcool e outras drogas.

Volta ao índice de notícias