Campinas vacinou 6 mil contra gripe no sábado

15/04/2002

Pessoas que estiveram nos Centros de Saúde também fizeram exame de prevenção do câncer bucal

A Secretaria de Saúde de Campinas aplicou 6.011 doses de vacina contra gripe no último sábado (13), no primeiro dia da Campanha de Vacinação para o Idoso. O número representa 6,3% da população do município com 60 anos e mais, estimada em 90.004 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A meta da Secretaria é vacinar, pelo menos, 70% deste público durante a Campanha, que termina em 26 de abril.

De acordo com avaliação do núcleo de saúde coletiva da Secretaria, a procura pela vacina foi pequena no sábado. Segundo Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, já está comprovado pelos dados de anos anteriores que a vacinação diminui o número de internações e de mortalidade em decorrência de complicações da gripe em idosos. "Por isso, é muito importante que a população nesta faixa etária procure o Centro de Saúde e tome a vacina, que é gratuita", diz.

Também estão disponíveis doses contra difteria e tétano (dupla adulto) e contra pneumonia. As pessoas devem levar a carteira de vacinação. Quem não tiver, receberá uma após a vacinação.

A população ainda pode aproveitar a ida ao Centro de Saúde para fazer o exame de detecção e prevenção do câncer de boca. O exame é gratuito e inclui dicas para cuidar da higiene bucal e para fazer o auto-exame.

Volta ao índice de notícias