Artistas do Cândido visitam a 25ª Bienal de São Paulo

16/04/2002

Nesta quinta, dia 18, 40 artistas/usuários do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, vários deles participantes do Espaço 8 Atelier, juntamente com alguns usuários da saúde mental da cidade, visitarão a 25ª Bienal Internacional de São Paulo, em cartaz no pavilhão Ciccillo Matarazzo, no parque Ibirapuera.

A visita será monitorada e terá início às 14:00h. A saída do ônibus da instituição está prevista para às 12:00h. A prática de visita a grandes exposições de arte é uma constante entre as atividades terapêuticas do Cândido. Em 1992, foi criado o Espaço 8 Atelier, atelier de arte que tem a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados. 

A arte utilizada como terapia, ou como porta para a reinclusão social de pessoas que foram excluídas devido a uma doença mental, vem se mostrando um importante instrumento nos tratamentos psiquiátricos. Com a reforma nos modos de cuidar em saúde mental, o Cândido Ferreira passou a oferecer esta oportunidade aos usuários, revelando verdadeiros talentos. Visitas como esta são importantes para que os artistas possam ter novas referências, reciclando seus conhecimentos. Desde 1990, com a parceira realizada com a Prefeitura Municipal, o “Cândido Ferreira” vem abrindo portas aos seus usuários, mudando a filosofia dos cuidados, humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas de cuidar da “loucura”. Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A 25ª Bienal tem como tema “Iconografias Metropolitanas”, que trazem o caos urbano através de obras de 190 artistas, de 70 países, privilegiando a produção contemporânea. Os ingressos para a visitação foram doados ao Cândido pela organização da Bienal.

Volta ao índice de notícias