Prefeitura analisa cozinhas de escolas municipais

16/04/2002

Trabalho reúne Secretarias de Educação e de Saúde, Ceasa e Unicamp e tem como objetivo melhorar qualidade dos alimentos servidos aos alunos de Campinas

Para cuidar da alimentação dos estudantes das escolas municipais, a Prefeitura de Campinas está avaliando as cozinhas dos 450 colégios do município. É o Programa de Alimentação Escolar – Projeto de Avaliação das Cozinhas.

O diagnóstico está sendo feito por profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação, da Ceasa e por estagiários da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). São 20 profissionais que atuam em dupla durante 20 horas semanais.

O Programa começou em março e está previsto para terminar em meados de maio. O trabalho inclui a aplicação de questionários e os profissionais fazem um "inventário" das cozinhas analisando equipamentos, utensílios, instalações, fluxo, processo produtivo, controle de pragas e higiene e limpeza.

Nas escolas em que forem detectados problemas, serão feitas intervenções pontuais. E, além de melhorar a qualidade dos alimentos consumidos pelos alunos, o Programa tem o objetivo de planejar investimentos necessários para melhorar as cozinhas.