Estudantes de escolas públicas de Campinas dão uma força na luta contra a dengue

17/04/2002

Município tem 960 casos confirmados da doença este ano, sendo 784 autóctones

Estudantes da rede pública de Campinas também são parceiros na luta contra a dengue. De hoje (16 de abril) a sexta-feira (19), alunos de escolas municipais e estaduais do bairro Nova Aparecida fazem caminhadas das unidades onde estudam até o teatro do Padre Anchieta para chamar a atenção da comunidade para a questão da doença. No palco, a peça em cartaz é encenada pelo grupo de teatro Arte com Dengue e o valor simbólico do ingresso é de R$ 1.

A Secretaria de Saúde tem atuado no combate à dengue em toda cidade. Na última semana, foi desenvolvida a operação caixa d’água no Jardim Telesp, localizado na Região Sudoeste de Campinas, na área do Centro de Saúde do Itatinga. Profissionais da Secretaria vistoriaram depósitos de água de 200 residências e orientaram a população.

Na Região Leste, na área do Centro de Saúde Costa e Silva foram retiradas 37 toneladas de entulhos que podem servir de criadouros para o mosquito que transmite a dengue. Além disso, foram recolhidos 111 pneus.

Na Região Noroeste, no Jardim Florence, a operação cata-criadouro removeu 1,5 tonelada de entulho e, na região do Parque Valença, foram recolhidas 6 toneladas. No sábado (13), 21 homens trabalharam na remoção de entulhos na favela Sapucaí. Também houve limpeza na área do VLT, na região do Jardim Campos Elíseos.

Na região Sul, foi feita aplicação de inseticida na área do Centro de Saúde da Vila Ipê. Profissionais de saúde e da Secretaria de Serviços Públicos ainda fizeram arrastão na área do Paranapanema e do São Vicente.

Novos números – A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu, na última semana, resultados que confirmam mais casos de dengue na cidade. Desde o início do ano, os casos confirmados da doença somam 960.

Do total de pacientes, 784 foram infectados no próprio município – são autóctones. Outros 148 contraíram o vírus da dengue em outras cidades – são casos importados. A Secretaria ainda investiga mais 28 casos para averiguar se eles são autóctones ou importados. Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde já investigou 6.392 suspeitos de dengue.