Alunos da FCM visitam novo espaço do IML para corpo de delito

23/04/2002

Alunos da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) visitam, nesta quarta-feira (24), o novo espaço do IML (Instituto Médico Legal) para exames de Corpo de Delito. O local foi inaugurado em 21 de março último pelo Projeto Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual, da Secretaria de Saúde.

A visita será às 8h. São cerca de 25 alunos do módulo Saúde Sociedade que cursam o segundo ano da FCM. Eles estão trabalhando com o tema violência e vão receber informações também sobre o Projeto Iluminar.

Para a médica Verônica Gomes Alencar, responsável pelo Iluminar, a visita é importante porque atua na formação dos alunos no entendimento do processo do trauma. "Isso contribui para mudar a concepção do médico em relação à violência sexual e doméstica. Eles passam a trabalhar como o outro significante que atua para diminuir o trauma da vítima e com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa vitimizada", diz.

A professora Élida Azevedo Hennington, que vai acompanhar os alunos, diz que um dos objetivos da visita é que os alunos passem a dispensar uma atenção diferenciada a situações limite, como a violência sexual. "A visita tem um peso importante na formação dos alunos que podem desenvolver desde já uma visão que vai além da atenção médico-curativa", afirma.

Até o ínicio do ano, os exames de corpo de delito para casos de violência sexual eram feitos em um ambiente inóspito, de risco, sem cuidados com higiene e saúde e que reproduzia a violência do estupro já que poderia, em algum momento, colocar a vítima em contato com o vitimador ou algum presidiário e fazê-la relembrar o fato. Desde março, porém, com a inauguração do novo espaço do IML, as vítimas não passam mais por este constrangimento.

Volta ao índice de notícias