Prefeitura realiza exames gratuitos para diagnóstico de DST/AIDS

24/04/2002

Para proteger a saúde dos cidadãos de Campinas, a Prefeitura realiza testes gratuitos para diagnóstico de HIV e sífilis. Se você tem mais de 12 anos e se preocupa com as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, basta procurar o Coas/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), serviço da Secretaria de Saúde, para fazer o exame ou receber orientações. O teste é sigiloso. Se quiser, o paciente pode realizá-lo sem se identificar.

Além de diagnósticos, o Coas/CTA faz aconselhamento e orientação para todas as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. E ainda encaminha os casos positivos para os ambulatórios e para outros serviços que acompanham casos, como os que prestam assistência social, por exemplo.

O Coas/CTA fica na rua Padre Vieira, 954, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os exames são feitos de segunda a quinta-feira, às 8h45, 10h45 e 12h45, e às sextas-feiras, às 12h45. Não é necessário marcar antes. O telefone do serviço é 3236 3711.

Em média, o Coas/CTA realiza 350 exames novos por mês. O índice de positividade fica em torno de 7%. A população mais atingida é a que está incluída na faixa etária dos 20 anos aos 39 anos. Qualquer pessoa pode realizar o exame, principalmente aquelas que possuem algum risco como ter tido relação sexual sem uso de preservativo ou ser usuário de droga injetável e estar grávida e ter tido algum destes comportamentos de risco.