Prefeitura convida idosos para tomar a vacina contra gripe

25/04/2002

A Campanha de vacinação para o idoso termina nesta sexta-feira (26). Se você ainda não tomou a sua dose, procure o Centro de Saúde mais próximo de sua casa. A vacinação é gratuita. Informações podem ser obtidas pelo 156

A Secretaria de Saúde de Campinas convida pessoas com 60 anos ou mais e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe para participar da Campanha de vacinação para o idoso, que termina nesta sexta-feira (26). Para isso, basta que o cidadão procure o Centro de Saúde mais próximo de sua casa e leve a caderneta de vacinação. Aqueles que não possuem o documento, receberão uma carteira na campanha.

Além de tomar a dose contra a gripe, a pessoa poderá também receber a dupla adulto, que protege contra difteria e tétano, e a vacina contra a pneumonia. A vacinação é gratuita. Na oportunidade, a população poderá fazer ainda o exame de prevenção do câncer de boca.

A Campanha de vacinação para o idoso é nacional e começou no último dia 13. Em Campinas, até o dia 19, 26.163 idosos tomaram a vacina. O total representa 27.76% da população do município incluída nesta faixa etária. A meta da Secretaria é vacinar 70% desta população, estimada em 95.004 cidadãos pelo IBGE.

A vacina não provoca gripe ou qualquer outra doença. Mesmo as pessoas que já foram vacinadas contra gripe em anos anteriores devem repetir a dose porque, a cada ano, a vacina tem uma composição diferente.

É muito importante que os idosos tomem a vacina porque ela traz muitos benefícios evitando, inclusive, outras complicações de saúde, como bronquite e pneumonia. A gripe e as complicações decorrentes dela em pacientes com 60 anos ou mais é uma das principais causas de internação e mortalidade na população com 60 anos ou mais, principalmente entre pessoas que já têm seu sistema imunológico já comprometido ou mais debilitado.

Volta ao índice de notícias