Prefeitura de Campinas lança Projeto Corpo em Movimento

26/04/2002

Através dele, Secretaria da Saúde amplia cesta de ofertas dos centros de saúde para a atenção às dores crônicas e patologias da coluna vertebral

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) Campinas já contam com terapias alternativas complementares para tratar dores crônicas e patologias da coluna vertebral. A Secretaria Municipal de Saúde vem implantando o Projeto Corpo em Movimento.

Através dele, as pessoas podem praticar ginástica postural, técnicas de auto-cuidado ou ginástica chinesa lian gong (pronuncia-se liam cum). Atualmente, algumas destas terapias já são praticadas por pacientes do Centro de Reabilitação e do CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Alguns Centros de Saúde também oferecem ginásticas para pequenos grupos de usuários. O Projeto Corpo em Movimento inclui a Escola de Coluna e está dirigido também para os profissionais da área de saúde.

A implantação do Projeto começou no início do ano com treinamento dos profissionais da Secretaria. Eles vão atuar como multiplicadores. A idéia é organizar grupos e oferecer aulas em locais próximos das casas dos usuários, nos Centros de Saúde e noutros serviços da rede. Em maio, a Secretaria inicia treinamento de 60 trabalhadores. De acordo com o Centro de Reabilitação da Secretaria de Saúde, 80% dos casos que chegam ao serviço são de pacientes com dores crônicas causadas por problemas vertebrais.

Com a prática destas terapias, a Secretaria pretende atuar com outras formas de tratamento além de simplesmente medicar o paciente. "Este tipo de terapia atua na causa das dores e, portanto, na prevenção dos casos", diz Osmarina Ruiz, coordenadora do Centro de Reabilitação. De acordo com ela, o Projeto também inclui avaliar os resultados obtidos com a introdução da ginástica. "Vamos fazer uma análise científica", afirma.

O que é o lian gong – O lian gong é uma ginástica composta por uma seqüência de 36 movimentos, divididos em seis séries. Cada série trabalha uma parte do corpo: pescoço e ombros, região lombar, glúteos e pernas, articulações dos membros superiores, tendões e órgãos internos. A aula é acompanhada por uma trilha sonora chinesa.

O lian gong foi criado pelo ortopedista chinês Zhuang Yuen Ming. Ele selecionou exercícios a partir de técnicas corporais tradicionais da China. Entre elas, o chamado jogo dos cinco animais, que utiliza gestos baseados nos movimentos do veado, do tigre, do urso, do macaco e da vaca. Outros exercícios são semelhantes aos do kung fu e do tai-chi-chuan.